Pudim de parmesão é 'herança' que Marília levou para restaurante
Ela aprendeu sobremesa com o pai e serve o prato no local, que une culinária capixaba e sul-mato-grossense
Marília Lima, de 55 anos, lembra detalhes do dia em que o pai inventou a receita do pudim de parmesão. A sobremesa que é tradição na família agora é servida no restaurante que ela abriu na Rua José Antônio. O estabelecimento é o primeiro de quem cozinha há mais de 30 anos e herdou essa paixão do pai.
Na busca pela culinária afetiva, a empresária investiu no ‘Restaurante Na Marília’ que inaugurou no começo deste mês no Centro de Campo Grande. O local, que funciona de segunda a sexta, tem bufê variado e sexta com menu especial à base de peixe.
Natural de Espírito Santo, Marília é a ‘capixaba’ que adotou Mato Grosso do Sul há anos. Por aqui, ela também atuava no ramo, mas a dinâmica não permitia que os pratos fossem preparados da forma como queria. Para ela, a culinária envolve sentimentos e não somente o ato de cozinhar.
“Eu gosto de trabalhar com comida afetiva porque tenho muitas recordações da minha infância e de pratos que a gente fazia. Era sempre o pai e a mãe junto”, comenta.
As refeições que formam o cardápio da casa são carregadas dessas lembranças e histórias que o tempo não apaga. “Hoje mesmo, cozinhando, lembrei de quatro histórias da minha infância com os pratos que estava fazendo. Lembrei muito do camarão de quando fazíamos na praia, fazendo pacu frito porque meu pai gostava muito. Tem muitas coisas que a gente faz lembrando isso, amigos”, pontua.
Com o objetivo de fazer com que as pessoas recordem pessoas e momentos queridos através das refeições, Marília realizou o sonho de abrir o restaurante. No local, ela explica que uniu duas culinárias.
“Eu juntei a cozinha capixaba com a sul-mato-grossense. Então, fiz essa junção da minha experiência e está tendo uma aprovação. Juntei peixe do rio com peixe do mar e deu uma explosão de sabor”, destaca.
Costelinha de pacu frito, filé de tilápia, pacu recheado com farofa de banana da terra, canelone com salmão, moqueca e camarão são algumas das receitas que refletem essa união de sabores.
Independente do que faça, Marília sempre leva o pai Neus Nunes como referência. O homem que adorava cozinhar e inventar receitas contava com a companhia da filha. Há 33 anos, ele se despediu da vida. Além da saudade, Neus deixou o pudim de parmesão que a cozinheira sempre faz.
Ela tinha 10 anos quando aprendeu o prato que marcou não só aquele dia, mas os que vieram depois. Marília fala sobre a sobremesa demonstrar o que ela espera entregar às pessoas.
“Num domingo à tarde, ele queria comer um doce e falou: ‘Vamos fazer pudim?’ Eu falei: ‘Vamos, mas de quê?’. Ai ele: ‘De parmesão’. Começamos a fazer e é o que mais me lembra. Todo mundo que come ama porque realmente é especial. É uma receita que traz afeto e isso que é importante pra mim”, enfatiza.
O Restaurante Na Marília está localizado na Rua José Antônio, 1266, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 10h30 às 14h.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.