Receita criada há 4 gerações deu guinada na vida de bisneta
Massa desenvolvida pela bisavó de Giovanna, trazida de Pernambuco, inspirou criação da salgaderia
Quando ainda morava na Paraíba, Rita Roberta desenvolveu uma massa para a esfiha da família e, pouco a pouco, a receita foi sendo passada. Hoje, o resultado do preparo formulado há quatro gerações se transformou em inspiração para a salgaderia de Giovanna Bispo Silva na Rua 13 de Maio.
Bisneta de Rita, Giovanna conta que não chegou a conhecer a matriarca, mas ficou sabendo da história através da avó, Maria, e do pai, Decifran Roberto da Silva. E, graças a Roberto é que a salgadeira nasceu, inclusive homenageando as mulheres.
Apesar do espaço ter recebido o nome de “Nonna”, a família tem descendentes holandeses. “Mas como avó em holandês não iria ficar tão legal, meu pai teve a ideia de colocar Nonna mesmo”, conta Giovanna.
No espaço, além do nome estampar a fachada do prédio, as fotos de Rita e Maria foram expostas em uma das paredes. Ao lado delas, outras imagens ilustrativas compõem a ideia de homenagem.
Cursando psicologia, a bisneta explica que se divide entre a graduação e o tempo na empresa. Acostumada a compartilhar o tempo com o pai, ela narra que já havia trabalhado com Roberto, mas transformar a alimentação em negócio tem sido a primeira experiência culinária.
“Meu pai é corretor, então eu já trabalhava com ele, mas surgiu a ideia de abrir a Nonna. Não chegamos nem a procurar um espaço nos bairros, viemos para o Centro e encontramos esse prédio aqui”, comenta Giovanna.
Retornando à história da família, a estudante comenta que a bisavó era descendente de holandeses, mas construiu a vida na Paraíba. Já as novas gerações decidiram sair da região nordeste e seguir para Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Na época, o pai de Giovanna ainda era criança e, ao lado da família, cresceu por aqui. “Depois, a família continuou por aqui trabalhando com coisas variadas”.
Ainda se acostumando com o ritmo do negócio, ela narra que o público tem aceitado bem a proposta dos salgados. E, mantendo o sucesso que já existia na família, as esfihas integram os destaques do espaço.
Devido ao local ser um prédio antigo e tombado, ela detalha que apenas a parte interna passou por maiores mudanças para suportar o atendimento. “A fachada não pode ser alterada, então só pintamos. Mas aqui dentro ajustamos mais coisas, como o tamanho do banheiro, por exemplo”.
E, apesar da salgaderia concorrer com outros estabelecimentos tradicionais da região, Giovanna garante que as opções do espaço continuam gerando bons resultados. Individualmente, cada um custa R$ 2,50.
No cardápio, as opções são de esfiha fechada de carne, aberta de queijo, cremosa, calabresa e baiana com pimenta. Há também enroladinho tradicional, risoles de carne e quibe.
De segunda até sexta-feira, o horário de funcionamento é das 7h30min às 18h30min, enquanto aos sábados o atendimento vai até 12h. A Nonna fica localizada na Rua 13 de Maio, número 2151.
Confira a galeria de imagens:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).