ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 18º

Sabor

Receita de pão com inhame saiu da biblioteca e foi parar no mercado

Desde 2018, ele comercializa os pães integrais que tem sabores variados, como cenoura, inhame e castanhas

Jéssica Fernandes | 03/10/2022 06:40
Criação de Ricardo, pães são 100% integral e sem produto de origem animal. (Foto: Arquivo pessoal)
Criação de Ricardo, pães são 100% integral e sem produto de origem animal. (Foto: Arquivo pessoal)

Ricardo dos Santos Atilio, de 39 anos, viu a receita do pão vegano que criou sair da biblioteca para ganhar as prateleiras do supermercado. Em 2018, ele começou no ramo para ter renda extra, mas a vontade de vender o produto orgânico falou mais alto e ele investiu tudo na Nutri Pães Naturais.

No galpão da família, ele começou o negócio que conta com a participação da mulher dele, Patrícia Paula Rodrigues, de 36 anos. Quando uma das filhas ficou doente, Ricardo aprendeu a fazer pão para vender no serviço.  “Pedi para minha mãe me ensinar a fazer e foi aonde a gente começou a vender”, lembra.

Na biblioteca do Sesc, onde trabalhava, ele oferecia o produto que saiu da produção artesanal para industrial. Mesmo assim, Ricardo manteve a receita. “Eu tive o sonho de fazer o produto mais natural possível de fermentação natural. Eu vim desenvolvendo a cultura nossa com o levan autoral”, explica.

Pão de cenoura com chia é uma das opções vendidas. (Foto: Arquivo pessoal)
Pão de cenoura com chia é uma das opções vendidas. (Foto: Arquivo pessoal)

A partir do teste com inhame, ele conseguiu chegar no ponto que queria para o pão. A massa é 100% integral, sendo feita em cinco opções diferentes, sendo elas com castanhas de caju e do Pará, com leite vegetal de inhame, cenoura com chia (sem açúcar), blend de grãos e a última somente com chia (sem açúcar).

Devido ao modo de preparo, os pães atendem veganos e pessoas com intolerância ao glúten. Outra característica marcante na receita é a ausência de conservantes químicos.

No Mato Grosso do Sul, os pães feitos por Ricardo são os únicos a terem o selo SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira). Agora, ele afirma estar buscando outro certificado importante. “Estamos tirando um selo de produto orgânico”, fala.

Produção tem selo da Sociedade Vegetariana Brasileira. (Foto: Arquivo pessoal)
Produção tem selo da Sociedade Vegetariana Brasileira. (Foto: Arquivo pessoal)

Quatro anos após descobrir que a produção artesanal vegana era um lugar cheio de possibilidades, Ricardo fala que ainda quer fazer mais. “A gente sabe que tem um caminho grande a trilhar e sabe que pode crescer mais. A gente fica feliz e grato principalmente pelas pessoas que aparecem a nosso favor”, conclui.

Quem quiser conhecer o trabalho, o perfil no Instagram é @nutri_paes_artesanais

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias