Sargento não sabia fazer arroz e virou craque em salgadinho gourmet
Após passar 28 anos cozinhando no Exército, ele e a esposa fazem em casa esfihas, empadas e picolé de frango
“Antes de entrar pro Exército nem sabia fazer arroz”, diz Cláudio de Oliveira Ventura, de 53 anos. Segundo sargento da reserva, ele acumula mais de 30 anos de experiência como chef, sendo 28 deles dedicados a cozinhar em residências de comandantes.
Os dias de descanso em casa trouxeram a oportunidade para Cláudio ter um negócio com a esposa Angela Maria Cesca Ventura, de 43 anos. A ideia, segundo o chef, partiu dela. “As esfihas começaram com minha mulher pra me ajudar quando eu estava na ativa”, comenta.
Juntos, o casal administra o ‘Do Chef salgados’ há quase 1 ano onde se dividem entre a produção dos salgados gourmets e não gourmets. Além das esfihas abertas, eles fazem empadas, tortas, picolé de frango, mini tortas e minis sanduíches naturais.
A diferença entre as duas categorias de salgadinhos, Cláudio explica. “Os salgadinhos normais são aqueles convencionais que vêm nos centos, como as coxinhas, bolinhas de queijo, enroladinho de salsicha. Os gourmets levam um maior tempo para serem produzidos, uma vez que cada massa tem um preparo diferente e mais trabalhoso”, fala.
Os salgadinhos estão longe de serem um desafio para o chef que acumula experiência. Tudo que aprendeu veio através do Exército. “Comecei a fazer os cursos e me tornei cozinheiro. Logo que me formei fui trabalhar nas residências, para os comandantes e a vida toda foi ali. 28 anos trabalhando em residências”, conta.
Durante esses 28 anos, Cláudio trabalhou com diversos comandantes. Eles vinham de diferentes regiões do País e, assim, o chef seguiu aprendendo receitas e culinárias de praticamente todos os estados. O segundo sargento recorda como era a rotina de serviço.
“Aprendi de todos os lugares do País e toda vez que a gente estava se acostumando com a culinária, por exemplo do Sul, Nordeste, o general ia embora e começava tudo de novo”, fala.
Outra forma de aprendizado foram os cursos realizados pelo chef, sendo alguns deles de saladas especiais, preparação de tortas finas, culinária internacional, culinária italiana e regional, panificação e confeitaria e também de bombons e trufas.
Agora, Cláudio se dedica ao empreendimento com a mulher. Entre as receitas favoritas do público estão os picolés de frango que são uma novidade no menu. “Nossos mini picolés de frango são parecidos com os nuggets que conhecemos, porém mais naturais e saudáveis. A massa, que contém frango triturado, é colocada no palitinho, empanada e frita”, fala.
Os produtos são feitos sob encomendas e no caso das empadas com frango e catupiry tem as opções de seis, 50 e 100 unidades. As esfihas abertas são nos sabores de carne, frango, queijo e presunto e queijo.
Quem quiser fazer uma encomenda, o telefone de contato é (67) 9.9135-1799
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).