Talentoso para fazer pão de queijo, Henrique criou versão hambúrguer
Há 1 ano, ele criou empresa onde produz versões da receita recheada com goiabada, avelã e bacon
Os pães de queijo que Henrique Paes de Matos, de 28 anos, primeiro conquistaram a comunidade de missionários que integrava, depois colegas de trabalho e por último frequentadores das feiras de Campo Grande.
Há um ano, ele criou o Pão D’Casa, que é o primeiro negócio da carreira como empreendedor e cozinheiro. Atendendo por delivery, Henrique faz a receita tradicional do pão de queijo e outras com recheios doces à pronta-entrega ou sob encomenda.
Criativo, ele também aproveita para testar e inventar novas receitas, sendo a mais nova delas o pão de queijo no estilo hambúrguer com carne e mussarela. Outra sensação da loja é a coxinha de frango sem glúten feita de massa de mandioca.
Apesar de o negócio ser recente, o empreendedor tem mais tempo de história preparando os quitutes. Há oito anos, Henrique começou a cozinhar dentro da comunidade que participava como missionário, mas só viu na comida uma oportunidade de empreender depois de sair dela.
Ele comenta que se encontrou e recomeçou neste negócio. “A Pão D’Casa é um sinal de recomeço de ressignificar minha história diante do momento que estava vivendo dessa saída da comunidade. Foi onde me encontrei, já gostava da cozinha, aprendi muitas coisas onde era missionário, mas nunca tinha pensado em algo como profissional”, afirma.
A receita do pão de queijo foi um presente significativo que Henrique ganhou da dona Conceição. Durante um dos trabalhos como missionário, ele conheceu a mulher que o ensinou a fazer o produto que hoje é carro-chefe.
“Eu aprendi a fazer a receita vendo uma mulher quando estava em missão. É uma pessoa que me acolheu na casa dela quando estava em missão no Bairro Jardim Aeroporto. Acordei mais cedo e aquela senhora estava fazendo pão de queijo. Perguntei como ela fazia e ela explicou de forma muito simples. Aquela manhã ficou marcada pra mim”, recorda.
A mesma receita que cativou Henrique fazia a alegria dos colegas de um escritório de advocacia. Na época, ele começou a vender no lugar o pão de queijo para salvar aqueles que não tinham tempo de tomar café da manhã em casa.
“Na empresa, vi a necessidade dos colegas que chegavam com fome que na pressa do dia a dia saíam de casa cedo sem comer algo com café. Eu uni uma coisa a outra, a necessidade e a ideia de ter uma renda extra. Comecei a fazer e levava assado já quentinho e aí foi dando certo”, fala.
Além de levar assado, o empreendedor também vendia pães de queijo congelados. “Depois disso, comecei a fazer pães de queijo recheados e fui aumentando o cardápio. Depois veio as coxinhas que fazem sucesso. Em paralelo fui trabalhando, mudei de emprego e continuei com os congelados”, diz.
Para se dedicar exclusivamente à produção, Henrique saiu do emprego e abraçou o sonho. “A comida cria um momento que não precisa de nada além dela. Se você tem algo para comer, você já pode receber a pessoa em casa, você tem um momento especial ao redor da mesa. A Pão D’Casa me remete a uma memória afetiva de uma pessoa especial que é a fundadora da comunidade. Eu fazia muito pão de queijo e ela gostava demais”, comenta.
As opções de recheio para o pão de queijo são goiabada, doce de leite, bacon, provolone e creme de avelã. Vendidos em 10 unidades, os pães de queijo saem a partir de R$ 18. Henrique também faz chipa e coxinha recheada com carne ou frango.
Especialmente para o Dia dos Namorados, o cozinheiro também está aceitando encomendas para preparar jantares românticos. São quatro opções de pratos para o cliente escolher.
Quem quiser conhecer o trabalho, o perfil no Instagram é @paod.casa
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).