Certificado de cadastro deve ser emitido para 150 mil imóveis rurais em MS
A emissão pode ser feita até 18 de julho pelos proprietários, na internet ou na superintendência do Incra
Proprietários de cerca de 150 mil imóveis localizados em áreas rurais de Mato Grosso do Sul, têm até 18 de julho para emitir o CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural) para o exercício 2024, que serve para comprovar o cadastro da propriedade. A quantidade foi informada pela superintendência regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária )
O documento está disponível desde ontem (18) para emissão no portal do Incra selecionando a opção “Emissão do CCIR”. Outra opção é usar o acesso gov.br e clicar na opção “Meus Imóveis Cadastrados" no menu principal, depois ir em “Ações” e “Emitir CCIR”.
O CCIR também poderá ser retirado indo até salas da cidadania do Incra ou unidades avançadas e UMCs (Unidades Municipais de Cadastramento).
Para emitir o documento, é necessário pagar uma taxa de serviço por PIX, cartão de crédito ou boleto bancário. O valor depende do tamanho da área do imóvel.
O que é
O CCIR é um documento fornecido pelo Incra, que serve como prova do cadastro do imóvel rural.
Ele é exigido para desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda o imóvel rural e para homologação de partilha amigável ou judicial (sucessão por morte).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.