ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, DOMINGO  26    CAMPO GRANDE 23º

Lado Rural

Emergência zoossanitária por gripe aviária é declarada pelo Mapa

Portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária foi publicada nesta segunda-feira e vale por seis meses

Gabriel de Matos | 22/05/2023 19:01
Emergência zoossanitária por gripe aviária é declarada pelo Mapa
Ave passando por exame para diagnosticar gripe aviária (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) declarou emergência zoosanitária em todo o território nacional devido à detecção de vírus da gripe aviária H5N1 em aves silvestres. A portaria do Ministério de Agricultura foi publicada nesta segunda-feira (22).

O país detectou até agora cinco casos do subtipo H5N1 nas aves. Foram quatro registros no Estado do Espírito Santo e um no Rio de Janeiro. Vale destacar que a doença não é transmitida para humanos por meio do consumo da carne ou ovos. Os humanos podem se infectar tendo contato direto com a ave infectada viva ou morta.

Há cerca de dois meses, o Ministério tinha suspendido em caráter preventivo as feiras de aves para evitar os casos da doença. A medida tinha validade inicial de 90 dias. A portaria também suspendeu, em todo o território nacional, a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados.

Em janeiro, nota técnica do Mapa alertou para a necessidade de adoção de medidas preventivas contra a gripe aviária em razão do aumento da notificação de casos de ocorrências de focos de influenza aviária em diversos países do mundo.

Confira abaixo a portaria do Ministério da Agricultura:

Emergência zoossanitária por gripe aviária é declarada pelo Mapa


Nos siga no Google Notícias