Mais de 180 animais gir leiteiro e girolando participam de provas na Expogrande
É o maior plantel de bovinos em avaliação na pista , apesar de MS ser um produtor de animais de corte
Núcleos de criadores das raças gir leiteiro e girolando trazem cerca de 180 animais para a pista de julgamento da Expogrande deste ano. É o maior plantel de bovinos na pista do Parque de Exposições Laucídio Coelho, sede da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), onde acontece a exposição agropecuária entre os dias 13 e 23 de abril. Sessenta animais serão leiloados.
A pecuarista Emeline Josino Leonardi, do Núcleo MS de Criadores de Girolando, disse que a expectativa para a exposição é enorme, principalmente pela agenda que traz um público especial para participar da festa que será realizada no parque. "Tudo isso incentiva muito os produtores, que se animaram e assumiram esse compromisso de trazer seu rebanho para a exposição por conta da contrapartida dada pela Acrissul, na questão da reforma do parque", comenta a pecuarista.
A raça gir é atualmente a principal raça zebuína leiteira criada no Brasil e o girolando é o cruzamento mais utilizado no país para produção de leite, resultado do acasalamento entre as raças gir e holandesa, com seus diversos graus de sangue.
O presidente do Núcleo MS de Criadores de Girolando, Thiago Xavier, fala sobre a principal característica do animal, que é a rusticidade. "Está presente no Brasil inteiro, tem uma ótima fertilidade, é uma raça precoce. Com os cuidados necessários é uma raça dócil e muito produtora de leite, por isso se torna uma raça de fácil cuidado", explica Thiago.
Tradicionalmente o que impulsiona a participação dos criadores são as provas e principalmente o julgamento da raça. No caso do girolando traz mais visibilidade para o criador. Então o principal foco, tanto na organização quanto na execução desses eventos, são os julgamentos.
A raça girolando chega ao Parque de Exposições Laucídio Coelho nos dias 12 e 13 de abril. O julgamento e exposição ranqueada da raça vão acontecer nos dia 16 e 17, pois são muitos animais. A saída do gado deve acontecer no dia 20 de abril. No dia 18 vai acontecer a sexta exposição estadual da raça gir leiteiro, trazendo novamente para a agenda da Expogrande o julgamento da raça, que há muito tempo não acontecia. Além das provas, o shopping e a comercialização direta de animais estará à disposição do público.
Ainda de acordo com Emeline, as provas são importantes para que os produtores apresentem os seus animais, consiga que o animal seja ranqueado e, assim, credencia o restante do rebanho e Mato Grosso do Sul ganha credibilidade. "Com essa participação nas provas e as pessoas reconhecendo a qualidade do rebanho sul-mato-grossense, as portas se abrem para um comércio da raça em outros estados. Nossos animais vão para o ranking nacional como destaque e credibilidade", finaliza.
* Colaborou Fabíola Camilo