ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 24º

Lado Rural

Riedel conhece serviço da Iagro para obter reconhecimento internacional

Estado reforçou mecanismos de controle em busca de selo de saúde animal e abertura de mercados

Por Maristela Brunetto e Gabriela Couto | 02/09/2024 11:30
Centro de controle da Iagro; agência aposta em excelência no controle sanitário (Fotos: Marcos Maluf)
Centro de controle da Iagro; agência aposta em excelência no controle sanitário (Fotos: Marcos Maluf)

O governador Eduardo Riedel visitou nesta manhã (2) o escritório da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e conheceu os avanços no controle sanitário para o Estado avançar em seu status e abrir mais mercados para a venda de carne. Mato Grosso do Sul busca reconhecimento internacional como zona livre da febre aftosa sem vacinação e no processo da fiscalização apostou em parcerias e aperfeiçoamento, passando por “auditoria extremamente rigorosa” do Ministério da Agricultura, nas palavras do diretor do órgão, Daniel Ingold.

Ele contou que o governador foi ao escritório conhecer o trabalho do centro de controle e operação e falar sobre os serviços de defesa sanitária. A Iagro fez parcerias com órgãos de segurança pública, como as Polícias Federal e Rodoviária Federal, apostou no uso de tecnologias e digitalização, resultando em uma “teia de cooperação”.

Conforme Ingold, é possível rastrear um veículo com animais para transporte ou abate desde o início do percurso. O controle sanitário envolve, também, uso de câmeras para monitoramento, atuação que o diretor aponta ser de excelência e motiva até visita de representantes de outros Estados. Segundo disse, a política da agência é compartilhamento de ideias, porque na troca é possível agregar informações e aperfeiçoar procedimentos.

Emaranhado de rotas em tela do centro de controle: órgão consegue monitorar carga animal desde o início do percurso
Emaranhado de rotas em tela do centro de controle: órgão consegue monitorar carga animal desde o início do percurso

Neste ano, a Iagro já fiscalizou 5.407 veículos, com 16.190.437 animais acompanhados, entre bovinos, com 326.412 bovinos; suínos e aves, essas em maior quantidade. Ingold contou que o pleito de reconhecimento do status internacional de livre de aftosa sem vacina será analisado em maio do ano que vem, em Paris, onde se encontra a sede da Organização Mundial de Saúde Animal.

Obter o reconhecimento significará maior acesso aos mercados internacionais para a venda de proteína animal, permitindo ao Estado identificar onde estão melhores preços para remunerar os criadores.

Nos siga no Google Notícias