Acordo prevê parceria na produção audiovisual e divulgação de Bonito
Termo de cooperação técnica foi firmado nesta sexta-feira (23) entre Fertel e UFMS.
Um acordo firmado nesta sexta-feira (23), no município de Bonito, vai possibilitar o compartilhamento de conteúdo audiovisual da região pantaneira – um dos mais belos santuários brasileiros - entre a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e emissoras públicas de rádio e televisão no estado.
O termo de cooperação técnica foi assinado com a Fertel (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e Televisão Educativa de MS), com a presença do reitor da UFMS, Marcelo Turine, o diretor presidente da Fertel, jornalista Bosco Martins, e do secretário de Cultura e Cidadania, Athayde Nery.
O objetivo é incentivar a promoção, veiculação e divulgação conjunta de atividades de radiodifusão para transmissão de sons e imagens de natureza acadêmica e científica, assim como suporte físico para produção de conteúdo das emissoras em Bonito e região.
A “novidade” representa o pontapé inicial do processo de produção digital da TVE, que tem prazo para entrar no ar em 2018.
A Fertel é a fundação mantenedora das emissoras públicas do estado - a Rádio, TVE Cultura e Portal da Educativa. Em Bonito, sua estação retransmissora foi reinaugurada em 2015.
“Além de promover as atividades acadêmicas e contribuir no processo de aprendizagem dos alunos, o acordo vai favorecer o Ensino à Distância. A TVE poderá exibir conteúdos simultaneamente, abrindo espaço para novas atividades educacionais na grade de programação”, disse o reitor da universidade.
“O processo de digitalização e multiprogramação das TV's Cultura, a exemplo de São Paulo e Paraná, começa a ser uma realidade no Brasil. Significa migrar da era analógica para a era digital das pequenas telas, mas principalmente, ofertar conteúdo de qualidade às novas gerações”, acredita Bosco.
Pelo acordo, a Fertel vai disponibilizar à UFMS, a estrutura dos estúdios de rádio e TV para gravação de programas educativos, bem como receber a produção audiovisual de professores, técnicos e acadêmicos, em formato compatível para veiculação na grade da emissora.
Em contrapartida, a universidade vai destinar para a Fertel um espaço na Base de Estudos de Bonito, no campus do município, para gravação de programas educativos e culturais sobre a região.
O que vem por aí - Já está em desenvolvimento o projeto “Memórias”, do cineasta e professor Candido Alberto da Fonseca. São mais de 100 programas com jornalistas, políticos, artistas, educadores e personalidades que fizeram parte da história sul-matogrossense.
Trata-se de um projeto piloto, que deverá abranger todos os 79 municípios com uma proposta de produção regional inovadora.