ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Alinhamento planetário poderá ser visto hoje e próximo só em fevereiro

Conforme Observatório Nacional, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno poderão ser vistos a olho nu

Por Jéssica Fernandes | 18/01/2025 12:13
Alinhamento planetário poderá ser visto hoje e próximo só em fevereiro
Vista do céu noturno no dia 1º de janeiro de 2025, no interior do Estado. (Foto: Maycon Zanata)

Neste sábado (18), acontece o alinhamento entre Vênus e Saturno no céu. O fenômeno astronômico é visível a olho nu, mas o tempo chuvoso em Campo Grande pode dificultar a visão da conjugação entre o planeta mais brilhante do sistema solar e o planeta dos anéis. Mas, em fevereiro, outro alinhamento acontece, desta vez, com Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Esse, considerado raro, está sendo chamado como "desfile de planetas".

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Neste sábado (18), ocorre a conjunção de Vênus e Saturno, visível a olho nu, embora o tempo possa atrapalhar. Em fevereiro, um alinhamento mais amplo envolvendo Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno será possível, além de outros eventos previstos para 2025, como eclipse lunar total e superluas. Embora alguns alinhamentos planetários sejam visíveis a olho nu, a observação depende das condições climáticas. Uma astrônoma destaca a beleza das conjunções planetárias e explica que, no final de fevereiro e início de março, será possível observar os cinco planetas visíveis a olho nu simultaneamente no céu brasileiro.

Os fenômenos são apenas alguns dos vários previstos para 2025, que também terá eclipse lunar total e três superluas. Na próxima terça-feira (21), Marte, Júpiter, Urano, Netuno e Saturno se alinham no céu pela primeira vez, mas mesmo sendo um fenômeno visível a olho nu tudo vai depender da previsão do tempo.

Conforme o Climatempo, em Campo Grande, a terça-feira será de sol com algumas nuvens, com algumas chuvas rápidas durante o dia e a à noite. A máxima é de 29ºC e a mínima de 22ºC.

Fenômeno de fevereiro - Astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento fala sobre o que o céu reserva para este período. Primeiro, ela explica que as conjunções, que também são chamadas de alinhamento,

“Uma das coisas que são muito lindas no céu e também visíveis a olho nu são as conjunções entre lua, planetas e estrelas. Conjunções é quando você olha para o céu e vê que a lua está próxima de uma lua ou o planeta está próxima de uma estrela brilhante, conhecida, e formam desenhos interessantes no céu”, esclarece.

Segundo ela, apenas cinco planetas são visíveis a olho nu e no final de fevereiro e começo de março será possível avistar todos, juntos, no céu do Brasil.

“As pessoas estão falando agora que em 25 de janeiro, que todos os planetas estarão sendo visíveis no céu. Em 25 de janeiro você tem, mas não consegue ver todos porque você tem marte e mercúrio muito próximo no horizonte e eles estarão juntos no céu por só um minutinho. Mas, finalzinho de fevereiro, início de março você vai conseguir ter uma visibilidade mesmo de Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno todos no céu”, destaca.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias