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Meio Ambiente

Anta é atropelada, morta e “carneada” na nova rodovia para Bonito

“A questão é: será que há passagens suficientes para mamíferos de grande porte?”, questiona bióloga

Por Aline dos Santos | 14/07/2024 13:20
Anta morreu atropelada e foi "carneada" à margem da MS-345, ficando só a cabeça. (Foto: Direto das Ruas)
Anta morreu atropelada e foi "carneada" à margem da MS-345, ficando só a cabeça. (Foto: Direto das Ruas)

Anta foi atropelada na MS-345, via que integra a nova rota entre Campo Grande Bonito, e acabou “carneada” à beira do asfalto. O acidente foi no sábado (dia 13). O  Fiat Siena ficou bastante danificado, mas o condutor não se feriu.

A pavimentação da rodovia, também conhecida como a “Estrada do 21”, foi inaugurada em 2 de julho. No dia seguinte, reportagem do Campo Grande News percorreu o trajeto e encontrou um quati morto e atropelado a 10 km de Bonito. Ontem, nesta mesma distância da cidade, a vítima foi a anta.

De acordo com a bióloga Amanda Messias, a anta é um dos animais mais atropelados nas rodovias de Mato Grosso do Sul. “É importante salientar que as colisões veiculares com antas são multifatoriais e graves, pois podem ocasionar perdas financeiras e morte humana. Afinal, estamos falando de uma animal que pode chegar a pesar 300 quilos” afirma a pesquisadora, que faz estudo sobre o atropelamento da fauna.

A MS-345 foi projetada com dispositivos de mitigação de colisões entre veículos e animais silvestres, dentro dos preceitos do programa Estrada Viva. A rodovia tem 46 passagens para animais, espalhados ao longo do trajeto, além de placas educativas. Contudo, ainda não recebeu a cerca condutora de fauna, medida que protege os bichos.

“O cercamento impede o acesso desses animais nas rodovias e os conduzem de forma segura para as passagens de fauna. Mas a questão é: será que há passagens suficientes para mamíferos de médio e grande porte na MS-345?”, destaca a bióloga.

Ainda de acordo com a pesquisadora, já são conhecidas mais de 40 medidas de mitigação de atropelamento de animais, que variam em termos de custo, eficiência e complexidade. “Passagens de fauna e cercamento são as principais e mais eficientes, porém a instalação de redutores de velocidade, sinalizações e sistemas de detecção de animais seriam outros meios possíveis”, diz a bióloga.

Veículo que atropelou anta na MS-345, a 10 quilômetros de Bonito. (Foto: Direto das Ruas)
Veículo que atropelou anta na MS-345, a 10 quilômetros de Bonito. (Foto: Direto das Ruas)

Nova rota - Para quem sai de Campo Grande, a viagem começa pela BR-262, são 122 quilômetros até o município de Anastácio, vizinho de Aquidauana. Em Anastácio, o itinerário prossegue por 20 quilômetros da BR-419. Depois, se chega a MS-345, com conversão à direita no cruzamento da via com o posto de combustível “km 21”.

Com extensão de 100 quilômetros até Bonito, a via não tem acostamentos, mas vários pontos de refúgios, sinalizados por placas. A velocidade máxima permitido é de 80 km/h (quilômetros por hora). Porém, o trecho não tem radares.

Túnel na estrada para passagem de fauna. (Foto: Direto das Ruas)
Túnel na estrada para passagem de fauna. (Foto: Direto das Ruas)

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