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Política

Projeto quer obrigar que pavimentação de rodovias preveja acostamento

Projeto dá 180 dias para que a regra entre em vigor e não afetará os projeto em andamento

Por Fernanda Palheta | 14/07/2024 10:59
MS-345, conhecida como Estrada do 21, foi inaugurada em julho e não tem acostamento (Foto: Paulo Francis)
MS-345, conhecida como Estrada do 21, foi inaugurada em julho e não tem acostamento (Foto: Paulo Francis)

A pavimentação asfáltica de rodovias estaduais deverá ter, obrigatoriamente, a previsão de acostamento. É o que prevê o Projeto de Lei nº 158, apresentado pelo deputado estadual Pedro Caravina (PSDB), na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

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O deputado estadual Pedro Caravina apresentou projeto de lei na Alems que torna obrigatória a previsão de acostamento em rodovias estaduais de Mato Grosso do Sul, com exceção de projetos em andamento. A proposta, motivada pela recente inauguração da MS-345 (Estrada do 21), que possui 100 km sem acostamento, visa reduzir acidentes, oferecendo espaço de escape para motoristas e local seguro para paradas de emergência. A lei entraria em vigor em 180 dias, aplicando-se também a trechos com aclives, declives e curvas acentuadas.

Recém inaugurada, a pavimentação da MS-345, conhecida como Estada do 21, não tem acostamento nos seus 100 quilômetros de extensão. A via entregue em julho contém apenas pontos de refúgio.

De acordo com a proposta, o acostamento lateral em ambos os lados será previsto para as vias concedidas ou não a administração privada. O texto ainda ressalta que a via de apoio poderá ser com ou sem revestimento asfáltico, de acordo com o padrão de construção adotado para a rodovia.

O projeto dá 180 dias para que a regra entre em vigor e não irá afetar os projeto em andamento. O texto ainda aponta que os trechos com aclives, declives acentuados e curvas sinuosas, a obrigação é incidente.

Segundo o autor do projeto a medida diminuirá consideravelmente os riscos de acidentes. "A área de acostamento é muitas vezes utilizada pelos motoristas como escape para se evitar acidentes frontais".

Ele ainda aponta que a pista de apoio também é utilizado como parada segura de veículos em caso de emergência "a inexistência dessas faixas, poderá acarretar em alto número de acidentes traseiros em decorrência de veículos parados sobre a pista de rolamento".

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