Após quase um mês de seca, chuva ganha força e surpreende
Parte da população não se preparou para a mudança no tempo, em Campo Grande
A chuva enfim retornou à Capital, após 26 dias desde que a última foi registrada na cidade, e com ela, os moradores - sobretudo os desavisados - tiveram de se adaptar. O problema é que alguns, até desacreditados com a previsão do tempo, sequer se prepararam para a mudança no tempo.
O aposentado Ramon Amaral, de 82 anos, veio do Paraná para visitar a família, em Campo Grande, e não se planejou nem um pouco. Não trouxe roupas de frio, por ter acreditar que não choveria, neste mês, na Capital. Ele estava no Centro, sem guarda-chuva. “Em agosto ‘nunca chove’.”
O comerciante Alexandre Silva comenta que saiu de casa sem ver a previsão do tempo e que também se surpreendeu. “De manhã, eu acordei e vi que tinha chovido pela noite”, narra. Ele afirma que, se esfriar mais, não vai ter como voltar para casa e pegar agasalhos. “Tem que ir com frio, se ficar mais frio que agora.”
Ainda que o clima mais ameno “ajuda muito”, ele observa que há menos clientes no ponto em que vende salgados.
A assistente administrativa Eva Maria dos Santos, de 48 anos, mora no Bairro Aero Rancho e também precisou ir à região central nesta manhã. Ela lembra que na região onde vive, com várias ruas sem asfalto e inclusive a dela, a chuva era necessária há várias semanas. “O ar estava muito seco e estava com muita dificuldade para respirar. Agora com essa chuva, melhorou um pouco.”
Por outro lado, a monitora escolar Norma Pereira de Oliveira, de 48 anos, foi uma das que se preparou para a mudança brusca do clima e, quando chegar em casa, vai aproveitar a faxina que fez ontem, já pensando na chuva de hoje. “Já fiquei preparada para vir com casaquinho, a capa de chuva estava aqui e com tênis para proteger o pé.”
Meteorologia - Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou a Capital e a maioria das cidades do Estado em alerta para tempestade e chuvas intensas com precipitação de até 100 milímetros por dia, ventos intensos com rajadas de 60 a 100 quilômetros por hora, além de queda de granizo.
O tempo deve permanecer instável em Campo Grande, com temperatura máxima na casa dos 24ºC. O instituto encaminhou cinco alertas para o Estado. Os avisos terminam somente às 9h desta terça-feira. Entre hoje e amanhã, a previsão é de uma intensa frente fria com queda nas temperaturas em praticamente todo Mato Grosso do Sul.