Árvores por todo lado: um motivo a mais para amar Campo Grande
Na Capital, são 250 mil árvores plantadas parques, praças e calçadas, de acordo com a Semadur
Já é famoso o título de cidade cheia de árvores que Campo Grande tem e, no Dia da Árvore, comemorado nesta quinta-feira (dia 21), não falta gente que ama plantas e enxerga no cultivo uma forma de "decorar" ainda mais a Capital.
A estimativa, de acordo com gerente de fiscalização de arborização e áreas verdes da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Orsival Simões Junior, é que, a cada 100 casas da cidade, 96 tem árvores. Nas praças públicas, calçadas e parques, são 250 mil árvores.
Ações ao longo do dia tem, inclusive, incentivado o plantio. A Prefeitura de Campo Grande entregou nesta sexta-feira 4 mil mudas de goiaba, acerola, romã, pitanga, ameixa e jabuticaba. A entrega ocorreu no Paço Municipal e durou poucas horas, de tão grande a procura.
"Quero saber como elas vão desenvolver", contou Elaine Ovando, 41 anos, que pegou mudas de pitanga e romã.
"Eu tenho muitas plantas e incentivo meus filhos. Um deles, de nove anos, cidade uma horta sozinho. Uma plantarei no chão e outra no vaso".
O trecho da Avenida Fernando Corrêa da Costa entre a Rua Rui Barbosa e Avenida Calógeras também recebeu mudas.
Em frente ao Memorial da Cultura (antigo Fórum), por exemplo, foram plantas de amora e goiaba.
"Eu acho Campo Grande linda e arborizada.Tenho uma chácara e esse fim de semana será de plantio", comentou Francisca Neusa, 59 anos.
Para Karla Bureman, a vantagem de ter tanta árvore e vegetação, além de encher os olhos pela beleza, é tornar a cidade mais fresca e proporciona respirar melhor.
Ainda pelo Dia da Árvore, servidores da Secretaria de Cultura do município entregou mudas para os próprios trabalhadores. A ação foi feita em parceria com a Águas Guariroba. Entre as espécies distribuídas, moringa, genipapo, jacarandá e paineira.
Além do plantio e distribuição da muda, a Águas Guariroba junto com a Secretaria de Cultura promove de hoje até domingo (dia 23) o passeio Tour das Árvores com o City Tour. O ônibus percorrerá os locais que têm as árvores mais emblemáticas da região central. O ponto de partida do passeio é o Horto Florestal, mas as inscrições já estão esgotadas nos três dias.