Capital terá coleta gratuita de eletrônicos e eletrodomésticos em casa
Prefeitura fará parceria com iniciativa privada para criar site de agendamento e coleta
Além dos cinco ecopontos que recebem diversos tipos de materiais recicláveis e entulhos, Campo Grande terá um sistema gratuito de coleta em casa. O projeto da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) será discutido entre o titular da pasta, Luís Eduardo Costa, e o secretário nacional de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, que está na Capital, nesta manhã.
Faltam apenas ajustes para a viabilidade do projeto, segundo o secretário municipal. “Vamos discutir com o ministério qual a maneira correta de viabilizar isso, mas é um projeto que já está pronto para colocarmos em prática, por meio de parceria com a iniciativa privada”, detalhou Costa.
A coleta em casa será gratuita por meio de agendamento em um site. O sistema já existe em dois municípios brasileiros, segundo França. O secretário do ministério visitou, hoje (13), o drive-thru para coleta de eletrônicos e eletrodomésticos, na CAC (Central de Atendimento ao Cidadão).
“Mato Grosso do Sul está caminhando bem no sentido de cumprir a política nacional de resíduos sólidos e o Ministério do Meio Ambiente tem apoiado diversas iniciativas e ações concretas para que a população possa se engajar e fazer sua parte com o descarte consciente. Vamos incentivar para que o sistema de coleta em casa seja oferecido ao cidadão”, comentou França.
Pela manhã, o secretário do ministério esteve em Costa Rica e, durante a tarde, visitará Jardim, a 233 quilômetros da Capital. Nos municípios, França entrega caminhões e diversos equipamentos de coleta seletiva, que somam investimento de R$ 5 milhões.