ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Chuva, temperaturas mais altas e vendaval são esperados para os próximos dias

Em Campo Grande, chuva fina e aumento de nebulosidade devem chegar nesta quinta-feira

Por Geniffer Valeriano | 27/09/2023 16:23
Chuva registrada no Parque das Nações Indígenas (Foto: Paulo Francis)
Chuva registrada no Parque das Nações Indígenas (Foto: Paulo Francis)

Com a troca recente de estação, pancadas de chuva devem começar a ocorrer nesta quinta-feira (28) em todo o estado e para o mês de outubro é esperado um volume de chuva acima da média na região sul.

Meteorologista do Inmet, Andrea Ramos explica que a mudança no clima já era esperada com o término do inverno e o início da primavera. Porém, a mudança que ocorre nos próximos dias tem influência da frente fria que se formou, associada a um ciclone extratropical, no sul do país.

A primavera tem essa característica, né? O calor, a nebulosidade, tem aí grandes ingredientes que favorecem essas pancadas de chuvas. Tem essa questão da frente também, então ela alimenta essas peças e por conta disso a gente tem chuvas”, pontuou.

Também é explicado pela meteorologista que a frente fria já se formou e que hoje ela está passando pelo Paraguai e pelo Paraná, mas que na sexta-feira (29) ela formará um corredor de umidade. Assim, favorecendo que o final de semana tenha muita chuva em vários municípios do Estado.

Nesta quinta-feira, deve haver uma sensação de abafamento devido ao aumento da nebulosidade e já há uma pequena chance de ocorrer chuvas isoladas. “Então vai aguentando o calor. A gente já passou por isso hoje, ontem, mas de qualquer forma tem chuva chegando aí para vocês”, disse.

Nuvens já se formam nesta quarta-feira (27) (Foto: Alex Machado)
Nuvens já se formam nesta quarta-feira (27) (Foto: Alex Machado)

E o calorão? - Outro dado apresentado pela meteorologista foi de que os meses de setembro e outubro têm a tendência de registrarem temperaturas mais altas. Como ocorreu no dia 5 de outubro de 2020, quando Campo Grande registrou 41°C, segundo registro do Inmet.

No sábado, a gente mudou de estação, agora a gente está na primavera, claro que nos primeiros dias ainda fica nesse processo de transição, mas o bolsão já se deslocou para o norte e agora começa um tendência mais de chuva. Porque a primavera, ela está associada ao retorno das chuvas de forma gradual”, detalhou a meteorologista.

Apesar do retorno das chuvas, o calor ainda deve permanecer, principalmente nas cidades mais ao noroeste do Estado, por conta da influência do El niño. Os municípios que estão localizados mais ao sul de MS receberão chuvas acima da média. A próxima troca de estação deve ocorrer apenas no dia 22 de dezembro.

“Os prognósticos são favoráveis, então, minha amiga, aproveite. Chuva à vista”, brincou a meteorologista.

Capital - A tendência para os próximos dias é que as temperaturas fiquem oscilando. Essa situação já pode ser vista nos registros desta tarde, até às 14h Campo Grande estava com 32,9°C, mas às 15h media 30°C. Amanhã, a máxima deve ser de 33°C, enquanto na sexta de 34° com pancadas de chuvas. Devido ao clima quente, há favorecimentos para ventos fortes e trovoadas.

No sábado, quando a chuva deve ser mais intensa, as temperaturas reduzem um pouco mais, chegando a 31°C. No domingo, é previsto que ainda haja pancadas isoladas, mas que o sol volte a aparecer na Capital, tendo previsão de máximas de 34°C.

As mínimas também serão afetadas e voltam a ficar mais baixas. “Amanhã tem um ligeiro declínio, vai ficar em torno dos seus 17°C, mas com máxima aí ficando em todos os 33°C. Aí já tem a possibilidade de chuva isolada, principalmente à noite, e quando for sexta-feira, sábado e domingo vão ficar aí oscilando 32°C e 33ºC e a mínima ficando em torno de 21°C”, disse.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias