Clima de outono-inverno continua com mais chuvas intensas, adianta Inmet
Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou Campo Grande e a maioria das cidades do interior de Mato Grosso do Sul sob alerta de chuvas intensas com ventos fortes, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. São três avisos (de risco moderado e alto) que vão até amanhã (dia 1º).
A passagem da frente fria, seguida por massa de ar polar, trouxe bastante chuva para MS. Até as 6h da manhã desta quinta-feira (dia 31), Aquidauana tinha registrado acumulados de 60 mm (milímetros). Conforme o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrahão, choveu bastante também na Capital com acumulados de 28 mm na região da Vila Santa Luzia, 24 mm no Jardim Panamá e 9 mm no Bairro Universitário. A mudança no tempo provocou queda de temperatura em algumas regiões do Estado, conforme já havia alertado os meteorologistas.
Na madrugada desta quinta-feira (dia 31), por exemplo, foram registradas temperaturas mínimas de 10,6°C, com sensação térmica bem menor na região fronteiriça de Ponta Porã, e o Inmet ampliou as regiões que podem registrar queda maior que 5°C nas temperaturas.
Além de Campo Grande, estão na rota da passagem do ar frio os municípios de Água Clara, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Camapuã, Caracol, Corguinho, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Ivinhema, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Taquarussu, Terenos e Três Lagoas.
Segundo Valesca Fernandes, coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o clima de outono-inverno vai continuar no Estado. “Essa massa de ar frio deve atuar pelo menos até sábado (dia 2), com temperaturas mínimas mais baixas. Ao longo de sábado à tarde e no decorrer do domingo (dia 3), a tendência é de gradativa elevação das temperaturas", explicou.