Em semana com onda de calor, cidades da região sul têm até 30 mm de chuva
Precipitação foi registrada em Ponta Porã, Ivinhema e Rio Brilhante; também chove em Dourados
Cidades da região sul de Mato Grosso do Sul e da fronteira com o Paraguai registram chuva nesta terça-feira (18). Em plena semana com forte onda de calor, a precipitação alivia, mesmo que momentaneamente, a sensação térmica de quase 40 graus em algumas áreas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Cidades do sul de Mato Grosso do Sul, como Ponta Porã e Rio Brilhante, registraram chuvas nesta terça-feira (18), aliviando temporariamente a onda de calor com sensação térmica de quase 40 graus. Ponta Porã teve 12,6 mm de chuva, enquanto Rio Brilhante registrou 30,9 mm em menos de uma hora. Dourados também teve ventos fortes e garoa. A precipitação em fevereiro segue irregular, com Dourados acumulando 56,9 mm até agora, abaixo da média esperada de 148 mm. Em janeiro, a região já havia apresentado variações significativas no volume de chuvas.
Em Ponta Porã, a 313 km de Campo Grande, a estação do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) registrou 12,6 milímetros nas últimas três horas. A cidade teve temperatura máxima de 34 graus nesta terça.
Também choveu forte em Rio Brilhante, a 159 km da Capital. A estação meteorológica da Embrapa Agropecuária Oeste registrou 30,9 milímetros durante 52 minutos. Já a estação mantida pela Embrapa no município de Ivinhema captou 8,6 milímetros de precipitação e vento de 47,2 km por hora, considerado “muito forte”.
Dourados, a 251 km de Campo Grande, teve vento de 37,4 km por hora às 11h46. O tempo está fechado na cidade e houve garoa, ainda não captada pela estação da Embrapa. A média de precipitação esperada para fevereiro é de 148 milímetros em Dourados. Do dia 1º até agora são 56,9 mm acumulados.
O comportamento do clima em fevereiro segue o padrão dos últimos meses na região. Em janeiro, houve grande variação no total de chuvas em. Em Dourados teve 165 mm em 12 dias de janeiro.
Já em Ivinhema o total de chuvas foi bem menor. Foram 71 mm. Em Rio Brilhante, o total de chuvas foi ainda menor: 62 mm em 12 dias, menos de 40% da média de 12 anos de janeiro (166 mm). Foi o menor volume de chuvas em janeiro, desde o início de operação da estação meteorológica da Embrapa Agropecuária Oeste em Rio Brilhante.
Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.