Fazendeiro escava área protegida e é multado em R$ 10 mil
Obra, que foi interditada, tem 13 mil metros quadrados
Produtor rural de 57 anos, do município de Paraíso das Águas, distante 277 quilômetros de Campo Grande, foi multado em R$ 10 mil por escavar área protegida, de 13 mil metros quadrados, para ser usada como bebedouro para gado. Uma equipe da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Costa Rica foi ao local nesta quarta-feira (23) após receber denúncia sobre a obra indevida.
Durante a fiscalização na área, os policiais verificaram que uma lagoa estava sendo construída ilegalmente na propriedade rural, degradando solo e recursos hídricos por se tratar de área de afloramentos de lençol freático, que são APP (áreas de preservação permanente) e protegidas por lei.
Usando máquinas, o proprietário da fazenda construiu uma lagoa, sem autorização ambiental, que atingiu o lençol freático. A obra apresentava pontos de afloramento e interfere em curso de água que corta a fazenda. As atividades foram interditadas.
O infrator (57) foi autuado administrativamente, multado, e poderá responder por crime ambiental, com pena prevista de um a três anos de detenção.