Grupo busca voluntários para retirar toneladas de lixo do Rio Aquidauana
Mutirão vai acontecer no dia 25 de fevereiro, de Rochedo em direção à Aquidauana, num trajeto de aproximadamente 300 km.
Empresários e pescadores apaixonados e, principalmente, preocupados com o meio ambiente estão em busca de voluntários para participar de um mutirão de limpeza no Rio Aquidauana, um dos mais importantes de Mato Grosso do Sul. O trabalho está programado para o domingo, dia 25 de fevereiro, com o desafio de retirar toneladas de lixo das águas e das margens do curso do rio entre os municípios de Rochedo e Aquidauana, ao longo de 300 quilômetros.
Um dos organizadores do mutirão é o empresário e pescador Vanilton Almeida, conhecido como “Vavá”.
“Muitos pescadores amadores e profissionais confirmaram participação, bem como ambientalistas, ribeirinhos. Já temos suporte do poder público e estamos buscando parceria com praticantes de esportes na região, como ciclismo, corrida e stand up paddle. Todos são bem-vindos”, convida.
O intuito é retirar da água e das margens uma enorme quantidade de lixo que, de acordo com Vavá, é jogada indiscriminadamente na natureza, como garrafas pet, embalagens de biscoito, cerveja, latas, plásticos.
“Poluem todo o curso do rio e podem provocar graves danos, como morte de animais, principalmente peixes”, diz.
Mais que a limpeza, queremos incentivar a conscientização nas pessoas. Temos tantas belezas, tantas riquezas para contemplar, para mostrar aos turistas; podemos aproveitar de toda essa maravilha com sustentabilidade, mas infelizmente a irresponsabilidade ainda é grande”, avalia.
O mutirão no Rio Aquidauana, que faz parte da planície do Pantanal, da bacia do Rio Paraguai, e é afluente do Rio Miranda, vai acontecer das 7h às 17h.
Os interessados podem entrar em contato por meio dos telefones (67) 9 9611-3399 (Vavá) e (67) 9 9635-8824 (Ríder).