ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, DOMINGO  01    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Hoje é o último dia de pesca liberada nos rios de Mato Grosso do Sul

Período de defeso vai começará às 0h deste domingo (5)

Por Cassia Modena | 04/11/2023 14:17
Grupo pesca no Pantanal (Foto: Arquivo)
Grupo pesca no Pantanal (Foto: Arquivo)

Começa às 0h deste domingo (5), a piracema nos rios de Mato Grosso do Sul. Conhecido também como período de defeso, ela determina proibição da pesca amadora e profissional.

Este sábado (4), portanto, é o último dia do ano em que a captura de peixes está liberada. A piracema só vai se encerrar em 28 de fevereiro de 2023, segundo decreto do governo estadual.

São exceção à proibição apenas famílias ribeirinhas, que dependem da pesca e consumo de peixe para sobreviverem. Mesmo nesse caso, somente é permitida a retirada de peixes suficientes para a alimentação imediata, sem a possibilidade estocar o pescado.

Estabelecimentos comerciais e também os pescadores profissionais que possuam estoque de peixe nativo devem preencher o formulário próprio do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e fazer a declaração de estoque até o dia 7 de novembro. O que não for declarado até essa data estará suscetível de apreensão.

A PMA (Polícia Militar Ambiental) fará campanha de fiscalização ao longo do mês de novembro para promover as declarações, além de inspecionar possíveis pescas irregulares até o fim da piracema.

Reprodução - A piracema obriga pescadores a respeitarem o período de reprodução dos rios. A época da proibição é a mesma em que cardumes sobem os rios em direção às cabeceiras. Lá, acontece a desova e a reprodução dos peixes.

A origem do nome é indígena: o fenômeno é traduzido como pira (peixe) cema (subida, saída).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias