Ibama vai implantar base do PrevFogo no Parque das Várzeas em Ivinhema
O Parque Estadual das Várzeas do Ivinhema contará com uma base do PrevFogo (Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais). A região é considerada um dos mais importantes remanescentes do bioma da Mata Atlântica.
Quem anunciou a decisão foi David Lourenço, superintendente do Ibama/MS (Instituto Brasileiro do meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis de Mato Grosso do Sul). Juntamente com Márcio Yule, coordenador estadual do PrevFogo, o parque foi inspecionado para a definição dos locais em que serão alocados os esquadrões da brigada.
As brigadas também vão agir na prevenção de crimes ambientais e na educação ambiental das comunidades em torno do parque.
O Parque Estadual das Várzeas do Ivinhema tem 73,4 mil hectares, com 38,4 mil hectares de remanescentes da Mata Atlântica. E é para proteger esses remanescentes que o Prevfogo decidiu implantar as brigadas que vão atuar na prevenção de incêndios florestais na respectiva área.
Nos últimos anos a região foi assolada por vários incêndios florestais provocados, na maioria das vezes, por catadores de ginseng que colocavam fogo nas várzeas do parque para acelerar o nascimento concentrado da planta, comum na reserva.
Há dois anos um incêndio florestal consumiu longas áreas de várzeas do parque, chegando próximo à sua sede. O incêndio foi apagado com a ajuda de brigadistas do Prevfogo, que foram deslocados de outras áreas para lá em maio do ano passado.
Segundo dados do SOS Mata Atlântica o bioma originalmente ocupava 6,3 milhões de hectares nas regiões Sudeste e Sudoeste de Mato Grosso do Sul. Hoje há apenas 360 mil hectares de remanescentes florestais.
Costa Rica - Para reforçar a prevenção de incêndios e outros crimes ambientais na região de nascentes da cabeceira do Taquari, o Prevfogo do Ibama vai instalar também uma brigada no município de Costa Rica.
Com isso, o total de componentes das brigadas no estado vai chegar a 105 homens treinados para a prevenção, o combate e a educação ambiental em 2011, de acordo com David Lourenço.
Neste ano, o PrevFogo vai contar com seis brigadas e dois esquadrões cada uma, sendo a maioria delas na região do Pantanal. Duas especiais ficarão no entorno do BAP (Bacia do Alto Paraguai) e na Bacia do Rio Paraná. (Com informações da assessoria).