Incêndio em território indígena atinge 15 hectares e queima cavalos em Miranda
Neste domingo, o fogo está se alastrando para área de retomada Maróxapa, a 208 quilômetros de Campo Grande
Incêndio de grandes proporções queimou 15.096 hectares do Território Indígena Cachoeirinha, em Miranda a 208 quilômetros de Campo Grande. O fogo chegou a atingir três cavalos em uma chácara próximo ao território. Neste domingo (4), as chamas continuam devastando a mata seca, e passou a atingir a retomada Maróxapa.
Conforme um dos brigadistas do PrevFogo no território, Jean Carlos Elvislei Polidório, o incêndio aconteceu neste sábado (3). Foram duas equipes para área do Carrapatinho, para monitorar e combater o fogo que tomava conta do território. "O foco era gigante. Nosso medo era que entrasse na reserva Cachoeirinha", disse.
Segundo Jean, o monitoramento estava sendo feito desde a manhã de ontem, quando estava chegando próximo à reserva. "Às 9h, o mapa mostrava que estava que o fogo estava longe. Na parte da tarde, vimos que o fogo já estava na Cachoeirinha, então nós já fomos no combate. As chamas se alastrou bastante por conta do vento forte e isso dificultou muito nosso trabalho", explicou Jean.
No vídeo, publicado por Jean em suas redes sociais, ele contou que o cenário era desolador. "Nesse ponto nós vemos os cavalos todos queimados, sem saber para onde ir e o fogo acaba pegando neles. É muito triste", comentou o brigadista.
Ele relata, que as equipes trabalharam no combate ao fogo das 13h às 18h, e as chamas tinham sido controladas, com o auxilio de chacreiros e fazendeiros da região. Na manhã deste domingo, o incêndio voltou e agora está atingindo a área de retomada dos povos indígenas.
A empresária, Ariana Aranda, 31 anos, contou ao Campo Grande News que seu pai possui uma chácara próximo ao território, onde ficam os cavalos. "Eu sempre morei em Miranda, e sempre teve queimadas. Mas nunca chegou a pegar fogo nos cavalos. Queimou bastante e eles precisaram ser levados para outro local", disse ela.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.