ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Inmet prevê 43°C, umidade do ar de 10% e até risco de morte em MS

Se concretizada, temperatura será considerada recorde em setembro

Tainá Jara | 10/09/2019 13:48
Umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 15%(Foto: Henrique Kawaminani)
Umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 15%(Foto: Henrique Kawaminani)

A temperatura pode atingir máxima de 43°C em Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira e o Inmet alerta até para risco de morte por hipertermia. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os alvos das temperaturas mais elevadas serão a região norte, em municípios como Coxim, e o Pantanal, na região de Corumbá. Caso se concretize, a temperatura supera recorde para o mês de setembro que é de 42ºC. 

O calor deve ser acompanhado de baixa umidade relativa do ar que cai a 10%. A mínima fica em 20°C, no Estado. Em Campo Grande, nesta quarta-feira a máxima será de 38°C e mínima de 23°C. O céu claro com névoa será acompanhado de umidade relativa do ar de 15%.

Conforme o Inmet, a onda de calor e o tempo seco devem persistir até o próximo sábado. A partir de quinta-feira, temperaturas começam a cair no decorrer da tarde, podendo atingir a máxima de 38°C. Há ainda possibilidade de chuva em áreas isoladas no extremo sul/sudeste do Estado podendo a mínima chegar a 19°C. Na Capital, os termômetros registram variação entre 37°C e 27°C.

Na quinta, as temperaturas devem continuar estáveis, mais volta a subir no decorrer do fim de semana, quando a máxima prevista pode atingir os 40°C e mínima será de 19°C. Calor também aumenta na Capital, com temperatura variando entre 39°C e 23°C.

Alerta foi emitido devido a umidade relativa do ar que pode ficar abaixo de 15%, especialmente em áreas do centro-norte do Estado, inclusive da Capital. No sábado, o clima seco atinge com mais agressividade as regiões norte e nordeste do Estado.

Recorde –Conforme publicado pelo Campo Grande News, Inmet e Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) preveem temperaturas de até 41°C para terça-feira, no Estado. A onda de calor pode quebrar dois recordes de uma só vez.

Em 2010, os termômetros de Coxim atingiram 42°C em setembro. De lá para cá, a marca que chegou mais perto para o mês foi de 41,6°C, detectados no ano passado, em Sonora.

Nos siga no Google Notícias