Lobo-guará “desfila” no centro de Naviraí em passeio noturno; veja vídeo
Animal chamou atenção de motorista que passava pela região
O aparecimento de animais nos centros urbanos tem se tornado mais comum, principalmente nas cidades mais próximas ao Pantanal. Após o flagra de um tamanduá-bandeira, no dia 25 de junho, foi a vez de o lobo-guará desfilar pela cidade de Naviraí, município localizado a 359 quilômetros de Campo Grande. O registro foi feito por um motorista que passava pela Praça Prefeito Euclides Antônio, no centro da cidade.
No vídeo, o homem fala com orgulho sobre a aparição do animal. “Olha o que tem dentro de Naviraí. Um lobão-guará. Aqui é Mato Grosso do Sul”, diz.
A espécie também é chamada de guará, aguará, aguaraçu, lobo-de-crina, lobo-de-juba e lobo-vermelho. Ele é uma animal encontrado na América do Sul e chama atenção por ser uma mistura de raposa com lobo. A espécie também é confundida com cachorro-do-mato. A escassez do “lobinho” é tanta que no dia 29 de julho de 2020 foi escolhido para simbolizar a cédula de duzentos reais.
Após o lançamento, a nota foi desaparecendo do mercado. O BC (Banco Central do Brasil), responsável pela emissão de cédulas no país, esclareceu a nota não foi retirada oficialmente de circulação, mas que produção foi temporariamente suspensa.
De acordo com o BC, um dos principais motivos foi a redução da demanda por dinheiro em espécie durante a pandemia de covid-19.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.