ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUINTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Lula vai liberar R$ 550 milhões para enfrentar incêndios em 2024

Recurso está fora da meta fiscal do governo federal e será destinado para Amazônia, Cerrado e Pantanal

Por Gabriela Couto | 17/09/2024 16:41
Imagem aérea do foco de incêndio no Pantanal, na região de Porto Índio (Foto: CBM/MS)
Imagem aérea do foco de incêndio no Pantanal, na região de Porto Índio (Foto: CBM/MS)

Será publicado ainda hoje (17) a medida provisória do governo federal que abre crédito extraordinário de R$ 550 milhões para financiar ações de combate aos incêndios na Amazônia, Cerrado e Pantanal.

Desde as primeiras horas da manhã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está reunido com a sua cúpula e ministros de Estado para definir os próximos passos para enfrentar a crise climática.

Também deve ser anunciada uma ‘autoridade climática’ que irá atuar como coordenador e fiscal das medidas de enfrentamento das mudanças climáticas e seus efeitos. Ainda há dúvida de como será criada a legislação e a qual ministério essa pessoa será subordinada.

Até o momento não foi publicado nenhuma edição extra do DOU (Diário Oficial da União). O grande desafio debatido na reunião são os detalhes para fechar as contas com a Casa Civil e o Ministério do Planejamento e Orçamento.

O recurso será disponibilizado após a cobrança do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Flávio Dino, para que o Executivo tome ações mais efetivas. Dino autorizou no domingo (16) o crédito extraordinário, que vai ficar fora do limite de gastos do governo federal.

PantanalOs focos de calor detectados via satélite chegam a 7.129 de janeiro deste ano até 10 de setembro, ou seja, 41,5% a mais que no mesmo período de 2020, quando foram registrados 5.039, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias