Mato Grosso do Sul pode ter umidade do ar desértica neste domingo
Estado tem dois alertas de baixa umidade do ar que abrangem os 79 municípios que expiram à noite
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) tem dois alertas de baixa umidade relativa do ar para este domingo (23). Os avisos abrangem os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O de grau laranja (perigo) indica que o índice pode chegar até 12%, o que é considerado desértico.
O laranja foi emitido às 11h30 e vai expirar às 18h. Os municípios atingidos são Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Caracol, Corumbá, Jardim, Ladário, Miranda e Porto Murtinho. Os riscos são de umidade entre 20% e 12%; risco de incêndios florestais e à saúde. Além disso, ressecamento da pele, desconforto dos olhos, boca e nariz.
O outro aviso é amarelo e prevê índice de umidade entre 30% e 20%. Há baixo riscos de incêndios florestais e à saúde. Ao todo, 70 municípios são afetados na região do Bolsão, Norte, centro e sul. O aviso abrange todo a região Centro-Oeste, alguns Estados do Norte, Nordeste e Sul. Ele expira às 18h.
Mais cedo, Campo Grande registrou incêndio no Conjunto Residencial Octávio Pecora. O fogo atingiu terreno baldio na Avenida Julio Maksud com Avenida Monte Castelo. O Corpo de Bombeiros estava com um caminhão tentando controlar as chamas. No local, foi observado vários itens como sofá, embalagens plásticas, roupas e outros materiais que foram descartados na área.