Militares de MS já participaram de 253 ações de combate ao fogo no Pantanal
Desde abril também foram desempenhadas 314 ações de prevenção

Em 103 dias de combate aos incêndios no Pantanal, os militares de Mato Grosso do Sul já realizaram 253 ações de combate e 314 ações de prevenção. A Operação Pantanal 2024 começou em abril.
Além disso, durante este período já foram mobilizadas 885 pessoas; somente o efetivo atual, 472; efetivo mobilizado atualmente, 489. Materiais mobilizados, 1.522; viaturas mobilizadas, 97.
O efetivo empregado atualmente na Temporada de Incêndios Florestais conta com 95 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar, dos quais 60 estão nas equipes de combate em solo e 35 compõem o SCI (Sistema de Comando de Incidentes.
Além disso, o Pantanal também conta com o apoio efetivo de 80 militares da Força Nacional de Segurança Pública, além de militares das Forças Armadas (Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira), da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, e 233 agentes do Ibama, ICMBio e brigadistas do PrevFogo.
Em relação a frota, são 12 aeronaves disponíveis, sendo 4 aeronaves Air Tractor do ICMBio, 1 helicóptero “Harpia” da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo, 1 helicóptero do Ibama, 2 helicópteros “Pantera” e 1 helicóptero “Cougar” do Exército Brasileiro, 1 aeronave KC390 Millenium da Força Aérea Brasileira e 2 helicópteros da Marinha do Brasil; 5 caminhões de combate a incêndio, 7 embarcações, 9 caminhonetes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e 24 caminhonetes da Força Nacional de Segurança Pública, todas equipadas com kit pick-up, mochilas costais, sopradores e equipamentos de proteção individual.
Também são 12 bases avançadas estabelecidas em pontos estratégicos no entorno de Corumbá.
Ainda permanece intenso o monitoramento por satélites para detectar qualquer foco de incêndio ou atividade suspeita.
Ao longo de sábado (13), a equipe manteve concentração de esforços ao norte de Corumbá, próximo ao Maracangalha, para combater incêndio na região. As ações de combate estão sendo coordenadas por uma equipe composta por 3 militares do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul e 8 militares da Força Nacional de Segurança Pública.
Na região de Coxim e Miranda também foram realizadas ações de combate aos focos de incêndio ativo.
Não foram registrados novos focos de incêndio no bioma do Pantanal. As atividades se concentraram no controle e monitoramento do incêndio atual, bem como em ações preventivas importantes para a proteção da região.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.