Morador encontra tucano ferido em calçada do São Jorge da Lagoa
Ave silvestre está com dificuldades para levantar voo e aguarda pelas autoridades responsáveis
Um tucano ferido assustou moradores do Bairro São Jorge da Lagoa na tarde deste sábado (14), em Campo Grande. A ave silvestre apareceu de surpresa no quintal da residência, situada na Rua Rio Grande, com uma aparente lesão na asa. Até o fechamento da reportagem, o grupo tentava acionar os órgãos responsáveis para o recolhimento do animal.
Conforme o relato do apontador de produção, Josemar Neves, o tucano apresenta estar fraco, e com dificuldade de se locomover. "Tava no quintal e vi ele e saindo para rua, pulando batendo a asas, mas não conseguiu voar. Ele me viu e ficou agitado, até que improvisamos uma caixa para que outros animais de casa não o machucasse".
No entanto, Josemar não conseguiu contato com as autoridades responsáveis. "Ligamos para vários serviços e um empurra para o outro. A Patrulha Ambiental, da GCM (Guarda Civil Metropolitana), disse que não pode buscar, pois o único carro apropriado estava estragado. Já a PMA (Polícia Militar Ambiental) me atendeu e disse que estavam sem viatura".
A reportagem do Campo Grande News encaminhou as demandas do morador para os canais de comunicação das autoridades responsáveis, mas não recebeu retorno no prazo estipulado de uma hora até a publicação do texto. O espaço, no entanto, segue aberto para esclarecimentos futuros.
Alto índice - Em Campo Grande, 284 animais silvestres foram contidos e capturados em área urbana, conforme levantamento realizado pela PMA (Polícia Militar Ambiental) no 1º semestre de 2024.
Já habituados ao espaço urbano, devido às áreas de mata e reservas da Capital, é comum vermos capivaras, tamanduá-bandeira, gambá e até as famosas antas caminhando pelas ruas. Nas árvores e troncos, as araras e pássaros da espécie urutau fazem aquela "visitinha" rápida.
Em todo Mato Grosso do Sul, foram contabilizadas 458 contenções e capturas de animais silvestres. Outros 107 animais foram apenas transportados às unidades ambientais ou devolvidos ao habitat natural, e 62 animais foram entregues em alguma unidade ambiental do Estado.
Direto das Ruas - A história desta reportagem chegou até o Campo Grande News pelo Direto das Ruas, telefone de interação dos leitores com a redação. Viu um fato que precisa ser apurado? Envie denúncias, flagrantes e sugestões pelo WhatsApp: (67) 99669-9563. Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o aparelho celular na posição horizontal.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.