ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, TERÇA  11    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

MS enfrentará onda de calor pelos próximos 10 dias, com até 7ºC acima do normal

Período vai de 12 a 22 de fevereiro, segundo a Climatempo

Por Cassia Modena | 11/02/2025 07:08
MS enfrentará onda de calor pelos próximos 10 dias, com até 7ºC acima do normal
Manhã de fevereiro na Avenida Afonso Pena, em que o sol brilha forte (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Mato Grosso do Sul é um dos estados que será afetado por uma longa onda de calor nos próximos dias, que promete temperaturas até 7ºC acima do normal.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul enfrentará uma onda de calor intensa nos próximos 10 dias, com temperaturas até 7ºC acima do normal, segundo a Climatempo. As cidades do sul, como Dourados e Ponta Porã, serão as mais afetadas, mas o calor também atingirá outras regiões do estado. A condição é considerada onda de calor quando as temperaturas ficam 5ºC acima da média por pelo menos cinco dias consecutivos. Outros estados, como Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, também enfrentarão altas temperaturas, com possibilidade de recordes de calor. Chuvas rápidas podem ocorrer entre terça e quinta-feira, amenizando um pouco o calor em MS.

O sol deve "rachar" a partir de amanhã (12). A previsão é que o período quente termine só em 22 de fevereiro. Serão 10 dias de calor intenso.

A previsão é da Climatempo. Municípios do sul, como Dourados e Ponta Porã, devem sofrer mais com a onda de calor. Ela chegará também ao sudoeste, atingindo Porto Murtinho, por exemplo.

Cidades do centro, leste e norte do Estado não escapam, porém, o aumento em relação à média tende a não superar os 5ºC.

Para ser considerada onda de calor, é preciso que a condição meteorológica de altas temperaturas durem cinco dias consecutivos, pelo menos, e fiquem mais de 5ºC acima da marcação normal para o período.

No País - Estados que compartilham da previsão são Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Piauí.

MS enfrentará onda de calor pelos próximos 10 dias, com até 7ºC acima do normal
Imagem: Climatempo/Reprodução

A Climatempo prevê que todas as capitais do Sudeste têm chance de atingir recordes de calor em relação ao verão de 2024 e a estação em 2025.

São Paulo e Rio de Janeiro têm essa possibilidade na quarta (12) e na quinta-feira (13). Em Belo Horizonte e Vitória, a possibilidade para novos recordes fica entre quinta e sexta-feira (14).

E a chuva? - Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), chuvas rápidas de verão podem ajudar a aplacar um pouco as temperaturas entre terça e quinta-feira, em Mato Grosso do Sul. Há possibilidade de tempestades pontuais.

Os maiores acumulados estão previstos para as regiões central, norte e noroeste do Estado.

Na previsão estendida, que vai até 26 de janeiro, o órgão de meteorologia prevê a continuidade dessas chuvas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias