MS registra 7,8 mil raios em uma hora, segunda maior incidência no Brasil
Mato Grosso do Sul registrou 7.888 raios entre as 15h e 16h da tarde desta segunda-feira (25). Os números, divulgados pelo meteorologista Natálio Abrão, mostram que o Estado é o segundo no Brasil com maior queda de raios, ficando atrás apenas do Paraná, com 16.316.
Para se ter uma ideia, o número de raios registrados nos dois Estados, no horário em questão, representa 95% do total. Pelos dados do meteorologista, foram 25.454 descargas.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de tempestade para Mato Grosso do Sul, com validade até às 14h59 horas de terça-feira (26), informando que as condições são favoráveis à incidência de descargas elétricas e granizo, além de chuvas intensas entre 30 e 60 milímetros por hora para toda a região.
Para esta segunda, a previsão já apontava a possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas no sul e oeste do Estado. Para terça, as mesmas condições devem atingir a região nordeste.
De acordo com o mapa de raios em tempo real do Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a atividade elétrica é alta no Centro-Sul de MS e na região do pantanal.
Segundo o Inpe, Porto Murtinho e Nova Alvorada do Sul são as cidades do Estado que registram maior concentração de raios, com 14.45 por km²/ ano e 14.43 por km²/ano, respectivamente. Campo Grande é a quinta cidade do Estado e a 117 do país com maior densidade de descargas elétricas, registrando 13.43 por km²/ano.