Nova onda de calor chega com 5ºC acima da média
Cidades como Porto Murtinho, Corumbá e Três Lagoas ficarão com temperaturas próximas aos 40ºC
Mato Grosso do Sul que se prepare. Um nova onda de calor deve se estabelecer por aqui a partir da próxima segunda-feira (11). A previsão é que perdure até o dia 16 de março (sábado). A boa notícia é que deve ser a última do verão de 2023/2024.
A maior parte dos municípios de Mato Grosso do Sul serão atingidos pelas temperaturas até 5ºC acima da média. A previsão é do portal Climatempo, que prevê o mesmo para região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná); Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), Goiás, Mato Grosso e Rondônia.
De acordo com o meteorologista Guilherme Alves, do Climatempo, o ar quente ganha força na região do Chaco Paraguaio e norte da Argentina ao longo desta semana. "Essas regiões terão calor intenso até, pelo menos, o dia 15. No oeste da região Sul, sudoeste do MS e oeste de São Paulo é onde as maiores temperaturas deverão ocorrer neste período".
Em Mato Grosso do Sul, a meteorologia indica que a onda de calor com temperaturas acima da média afeta a região sul do Estado (fronteira com o Paraguai), central e Pantanal. A área restante terá temperatura entre 3ºC e 5ºC acima da média.
O meteorologista Guilherme explica que a Organização Meteorológica Mundial considera como onda de calor quando as temperaturas permanecem 5 °C acima da média durante 5 dias consecutivos.
A tendência é que a umidade relativa do ar não ficará baixa, conforme o Climatempo. As máximas previstas para Campo Grande a partir de segunda-feira (11) é de 33ºC. Há previsão de chuva para quase todos os dias na próxima semana.
Confira abaixo algumas máximas previstas para cidades sul-mato-grossenses entre os dias 11 e 16:
- Campo Grande - 33ºC
- Dourados - 37ºC
- Três Lagoas - 39ºC
- Paranaíba - 37ºC
- Porto Murtinho - 40ºC
- Coxim - 35ºC
- Corumbá - 40ºC
Cuidados - Mantenha-se hidratado, evitando a exposição prolongada ao sol entre as 10h e as 16h. Busque locais com sombra, use roupas leves e frescas e aplique protetor solar regularmente. Esteja atento aos sinais de exaustão e insolação, como tonturas e náuseas, e busque assistência médica se necessário.
Chegada do outono - O mês de março também marca o equinócio de outono no hemisfério sul, marcando a transição do verão para o outono. Durante essa época, os dias começam a ficar mais curtos.
Isso ocorre porque a quantidade de energia solar recebida em uma área da superfície terrestre é reduzida devido à angulação dos raios solares em relação à superfície. Consequentemente, a temperatura começa a diminuir gradualmente, marcando a transição para a estação do outono.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.