ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 34º

Meio Ambiente

Nuvem-funil assusta moradores da fronteira de Mato Grosso do Sul com Paraguai

Fenômeno ocorre pela circulação de ventos em alta velocidade e pode dar início a tornados

Helio de Freitas, de Dourados | 18/01/2023 14:40


Fenômeno conhecido como nuvem-funil foi visto na manhã desta quarta-feira (18) na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Moradores de Aral Moreira (a 397 km de Campo Grande) gravaram o momento em que a nuvem começou a se formar (veja as imagens acima). Muitos chegaram a temer que fosse um tornado ou até mesmo furacão.

De acordo com o secretário de Segurança Pública de Ponta Porã, Marcelino Nunes de Oliveira, a nuvem-funil ocorreu mais para o lado paraguaio da fronteira.

“As imagens foram enviadas por morador da fronteira e confirmamos a veracidade. Esse fenômeno pode ser indicativo que teremos temporal nas próximas horas na região”, afirmou Marcelino, responsável pela Defesa Civil de Ponta Porã.

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a formação do fenômeno ocorre devido à circulação de ventos em alta velocidade na base de nuvem de tempestade (Cumulonimbus).

A nuvem-funil pode dar origem ao estágio inicial da formação de tornado, quando a nuvem toca o solo associada a ventos fortes. A Defesa Civil Nacional postou o vídeo da fronteira em sua conta oficial no Twitter.

Nos siga no Google Notícias