ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Onda de calor e chuva intensas marcam os últimos dias do verão

Aviso de que os dias serão muito quentes termina na sexta-feira, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia

Por Viviane Oliveira | 11/03/2024 12:46
Alerta laranja para onda de calor e amarelo para chuvas intensas  (Foto: reprodução/ Inmet) 
Alerta laranja para onda de calor e amarelo para chuvas intensas  (Foto: reprodução/ Inmet)

Calor e chuva marcam os últimos dias do verão, que termina no dia 19 de março. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou na manhã desta segunda-feira (11) alerta de onda de calor para Campo Grande e 69 municípios e de chuvas intensas para 18 cidades de Mato Grosso do Sul. O aviso de dias muito quentes termina só na sexta-feira (15). Já o de chuva vai até amanhã, às 9h.

Segundo o Instituto, nestes dias a temperatura deve ficar 5ºC acima da média no período de 3 a 5 dias, e há risco  à saúde.O Inmet alerta ainda para chuvas intensas entre 20 a 50 mm (milímetros) por dia e ventos de 40 a 60 km/h.

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas para os municípios de Alcinópolis, Aquidauana, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Ladário, Miranda, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Conforme o Climatempo, com a chegada da onda de calor, é importante estar ciente dos cuidados necessários para lidar com dias quentes. “Mantenha-se hidratado, evitando a exposição prolongada ao sol entre as 10h e 16h. Busque abrigo em locais com sombra, use roupas leves e frescas e aplique protetor solar regularmente. Esteja atento aos sinais de exaustão e insolação, como tonturas e náuseas, e busque assistência médica se necessário”.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias