ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Piracema começa hoje em três rios na bacia do Paraná e dia 5 na do Paraguai

A partir do dia 1º de fevereiro de 2023, abre-se a pesca na modalidade pesque e solte

Lucia Morel | 01/11/2022 18:52
Policial militar ambiental retira rede de pesca irregular de dentro de rio em MS. (Foto: Divulgação PMA)
Policial militar ambiental retira rede de pesca irregular de dentro de rio em MS. (Foto: Divulgação PMA)

A piracema começou hoje nos rios Paraná e em outros dois da União, o Paranaíba e o Aporé, que estão em divisas de Mato Grosso do Sul com outros estados. No dia 5 de novembro, o defeso começa na bacia do Rio Paraguai e seus afluentes, assim como em todos os rios de Mato Grosso do Sul.

Segundo a PMA (Polícia Militar Ambiental), no Rio Paraná (calha/leito do rio) e mais os rios Paranaíba e Aporé, o período de defeso para a proteção da piracema inicia-se no dia 1º de novembro e segue até dia 28 de fevereiro de 2023, assim como em todos os demais rios de MS.

No período, é permitido apenas que nos lagos das usinas do Rio Paraná a pesca de 10 kg de pescado mais um exemplar de peixes não nativos e exóticos como: Tucunaré, Curvina, Porquinho, Tilápia, bagre africano, etc. O pescador deve ainda respeitar 1.500 metros de distância das barragens das usinas.

Ao pescador profissional permite-se a pesca para as mesmas espécies de peixes e não existe limite de cota, porém, só podem utilizar molinetes e linhadas de mão. A pesca de subsistência (manutenção da vida – pessoas que não têm outra alternativa alimentar) para populações tradicionais também é permitida.

Na Bacia do Paraguai será permitida somente a pesca de subsistência para o morador ribeirinho e outras populações tradicionais. “Ressalta-se, que pessoas que moram nas cidades ribeirinhas não podem pescar. A pesca de subsistência é para manutenção da vida, ou seja, para pessoas que dependem daquela proteína para sobreviver”, cita nota da PMA.

Para subsistência, pode-se capturar 3 kg, ou um exemplar, “não podendo comercializar de forma alguma. A pesca científica devidamente autorizada também poderá ser praticada”.

A partir do dia 1º de fevereiro de 2023, conforme a corporação, abre-se a pesca na modalidade pesque e solte no leito (calha) do Rio Paraguai e, a partir de 00h00 do dia 28 de fevereiro, a pesca estará aberta novamente em todos os rios das duas bacias.

Nos siga no Google Notícias