PMA devolve 10 Kg de pescado vivo ao Rio Ivinhema em dois dias de fiscalização
Ainda foram apreendidas seis redes de pesca, medindo 200 metros e ma corda de espinhel
Em apenas dois dias, a PMA (Polícia Militar Ambiental) de Batayporã, a 311 Km de Campo Grande, devolveram pelo menos 10 quilos de pescado que estavam presos em redes de pesca ilegais instaladas no Rio Ivinhema. A ação faz parte da Operação Ictiofauna, iniciada em 1º de outubro e que pretende coibir ações irregulares e resguardar os cardumes para o período de Piracema, que se inicia em novembro.
Os policiais percorreram o rio Ivinhema nos municípios de Nova Andradina e Taquarussu, abrangendo a área do entorno do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e além do resgate de peixes, também apreenderam diversos petrechos ilegais de pesca armados.
Foram fiscalizadas 12 embarcações e abordados 72 pescadores, todos respeitando as normas de pesca. Entretanto, foram apreendidas seis redes de pesca, medindo 200 metros; uma corda de espinhel, medindo 20 metros com 20 anzóis e mais 56 anzóis de galho. Os responsáveis pelos equipamentos irregulares não foram identificados.
De acordo com a PMA, a maior preocupação é a prevenção à pesca predatória, com a retirada dos petrechos de pesca proibidos que são armados por infratores. “Esse trabalho precisa ser constante, apesar da dificuldade de se prender os autores”, cita nota da corporação.