ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Primavera chega com bolha de calor e até 43ºC em MS

Inverno vai embora e primavera tem início exato às 3h50 de sábado, com calorão

Por Gabriel Neris | 22/09/2023 06:09
Sol brilha forte já nesta manhã na Avenida Ministro João Arinos, na Capital (Foto: Henrique Kawaminami)
Sol brilha forte já nesta manhã na Avenida Ministro João Arinos, na Capital (Foto: Henrique Kawaminami)

A bolha de calor que atinge Mato Grosso do Sul nesta semana permanece e o último dia de inverno de 2023 pode registrar temperatura máxima de 41ºC. A primavera tem início exato às 3h50 de sábado.

A temperatura pode chegar no sábado aos 38ºC em Ponta Porã, 39ºC em Dourados, e 41ºC em Aquidauana, Coxim, Três Lagoas e Água Clara. O domingo promete ser ainda mais quente com máximas de 41ºC em Dourados, 42ºC em Aquidauana e Água Clara e 43ºC em Corumbá.

Hoje, Campo Grande tem céu claro e registra 24ºC nesta manhã. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a máxima deve chegar aos 36ºC. O fim de semana deve ser ainda mais quente, com máxima de 38ºC.

Na região pantaneira, as máximas podem chegar nesta sexta-feira aos 41ºC em Porto Murtinho e Miranda, 40ºC em Corumbá, Aquidauana e Coxim. No sul do Estado, o calor também predomina e as temperaturas devem alcançar os 36ºC em Ponta Porã e 38ºC em Dourados.

Outras máximas previstas pelo Inmet para esta sexta-feira são de 36ºC em Costa Rica, 38ºC em Naviraí, Ivinhema e Nova Alvorada do Sul, 39ºC em Bonito, Nova Andradina, Paranaíba e Três Lagoas, e 40ºC em Água Clara.

Três municípios de Mato Grosso do Sul passaram dos 40ºC na quinta-feira. Os índices foram de 40,7ºC em Água Clara, o segundo maior do Brasil, 40,3ºC em Porto Murtinho e 40,1ºC em Paranaíba.

A meteorologia indica tempo firme, com sol e variação de nebulosidade durante todo o fim de semana com a atuação de um bloqueio atmosférico que favorece a intensa onda de calor. Esse bloqueio ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que impede o avanço das frentes frias.

Além das altas temperaturas, a umidade relativa do ar pode chegar aos 10% ao longo do dia. A orientação é sempre ingerir bastante líquido e evitar desgaste físico nos momentos mais quentes do dia.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias