Campo Grande ficou entre as 3 capitais mais quentes do dia
Cidade Morena ficou atrás de Boa Vista (40,6) e Goiânia (38,3), ao registrar 36ºC nesta quinta-feira (21)
Campo Grande figurou como a terceira capital brasileira mais quente desta quinta-feira (21), de acordo com o sistema de monitoramento climático do Climatempo. A cidade ficou atrás de Boa Vista (40,6) e Goiânia (38,3) ao registrar 36ºC e atingir seu ápice para o mês de setembro, segundo o serviço de meteorologia.
Conforme noticiado, o Estado está em alerta até domingo para a forte onda de calor com risco à saúde por hipertermia (aumento da temperatura corporal, acima de 40ºC). O final de semana será marcado pela troca de estação, com a chegada da primavera no hemisfério Sul. A nova estação se inicia no sábado (23), às 2h50, e vai até o dia 21 de dezembro deste ano.
De acordo com prognóstico do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a tendência para a região Centro-Oeste, em especial para o Estado, é que haja além das chuvas acima da média, temperaturas acima dos registros históricos.
"Espera-se que nessas porções mais ao sul e nordeste do Estado tem esse maior volume de chuvas, incluindo Campo Grande. Tem aí uma expectativa de chuva. Aí você vê naquela escala que tem e os menores volumes de chuva justamente aí no Noroeste [região do Pantanal]", explica a meteorologista Andrea Ramos ao Campo Grande News.
Segundo a meteorologia, a despedida do inverno no Brasil será passando por onda histórica de calor, por conta dos reflexos causados pelo fenômeno El Niño. Ele provoca o aquecimento das águas do Oceano Pacífico e impede a chegada de frentes frias no país.
Com o bloqueio atmosférico para as massas de ar frio, a região fica sobre a incidência de forte radiação solar e o ar aquecido não se move, ou seja, uma verdadeira bolha de calor. A previsão é que termômetros marquem mais de 40ºC, mas a sensação térmica pode ser de temperaturas mais altas ainda.
Prevenção - Para evitar ataques à saúde, a Defesa Civil faz orientações para evitar exposição direta ao sol entre as 10h e 15h. Recomenda o uso de chapéus e óculos escuros, além de roupas soltas e aplicação do protetor solar. A hidratação também será fundamental nos próximos dias.
A atenção deve ser redobrada com recém-nascidos, crianças, idosos e acamados. É preciso estar sempre oferecendo água, até se não tiver sede. Além disso, conforme a Defesa Civil, as refeições devem ser leves, com pouco condimentos e mais frequentes.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.