Primeira anta urbana capturada recebe colar de monitoramento de GPS na Capital
Pesquisadores vão continuar caçada atrás do mamífero que vive dentro das áreas verdes da cidade
Ontem (18), no primeiro dia de caçada pelas antas urbanas de Campo Grande os pesquisadores do Incab (Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira) já encontraram um macho adulto. O animal se tornou o primeiro indivíduo a passar pelo procedimento de coleta de material biológico e instalação de um colar GPS.
Tudo aconteceu por volta das 19h30 desta segunda-feira, próxima a cerca limita o Parque do Prosa com o Parque dos Poderes, em Campo Grande. A anta foi avistada se alimentando próximo da via e recebeu um dardo anestésico.
Em seguida a equipe do projeto Antas Urbanas entrou em ação para coletar amostras que farão parte dos estudos de saúde e genética. Confira o vídeo abaixo:
Os pesquisadores continuam a caçada durante a semana atrás de novos indivíduos. Ao todo são cinco colares GPS que estão à disposição da equipe. “Vamos continuar andando pela cidade de carro no final da tarde e início da noite, sempre nos bairros com maior incidência de antas”, explicou o biólogo Felipe Moreli Fantacini.
Herbívora, a anta é considerada o maior mamífero da América Latina. Ela se alimenta de árvores frutíferas e ao defecar dispersa sementes, por isso recebe o apelido de ‘jardineira das florestas'.
Na fase adulta o indivíduo pode pesar em média 200 quilos e na maioria das vezes circula solitária pela cidade. Também é possível avistá-las em companhia de filhote, que é dependente da mãe nos primeiros 12 meses de vida.
Para acompanhar o trabalho dos pesquisadores e informar avistamentos de antas entre em contato com o Instagram @incab_brasil. O telefone para avisar o local em que o bicho foi encontrado é o 67 9 9337-0799.