ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Projeto transforma alimentos impróprios em adubo 100% orgânico e gratuito

Em dois anos, Projeto Solo Fértil já produziu 650 toneladas de compostagem na Capital

Gustavo Bonotto | 18/07/2023 21:07
Adubo é produzido em área de 1.200 metros, em Campo Grande. (Foto: Reprodução/FAC)
Adubo é produzido em área de 1.200 metros, em Campo Grande. (Foto: Reprodução/FAC)

Projeto de compostagem da FAC (Fundo de Apoio à Comunidade) já produziu 650 toneladas de adubo 100% orgânico em dois anos, informa a Prefeitura de Campo Grande nesta terça-feira (18). Vale ressaltar que o material é distribuído gratuitamente nas hortas comunitárias da Capital.

O composto é produzido na UTA (Unidade Técnica de Agricultura Urbana), espaço de 1.200 metros inaugurado em 2021. Para a compostagem são utilizados alimentos arrecadados por meio do Projeto Prato Colorido, que consiste em captar, classificar e manipular frutas, verduras e legumes que são repassados a comunidade que vive em situação de vulnerabilidade social.

Podas de árvores que caem devido ao mau tempo ou que danificam a rede elétrica do município e que precisam ser removidas pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) são trituradas e descartadas junto ao terreno, iniciando assim o processo da compostagem.

Conforme o engenheiro agrônomo Gilson Silveira Arévalo, responsável pelo projeto, uma análise feita no produto final constatou que o composto é rico em matéria orgânica, macro e micronutrientes, essenciais para o bom desenvolvimento da planta.

“Nosso foco é conscientizar e fomentar práticas sustentáveis, mostrando que todos podem ter, por meio do solo fértil, um alimento de qualidade. O descarte adequado do resíduo sólido diminui o impacto ambiental, a emissão de gases poluentes, como o metano, por exemplo, levando a preservação do meio ambiente.”, explica.

Descarte correto - Na Capital, a coleta seletiva de resíduo sólido pode ser feita por meio de duas modalidades: a porta a porta (ou domiciliar) e em locais de entrega voluntária. Para encontrar o LEV mais próximo de sua residência, clique aqui.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias