Que bocão! Pirarucu do Bioparque boceja em tanque para dizer que ‘está zen’
Registro inusitado comprova que animal vive em condições ideais para ficar relaxado em espaço turístico
Um momento singular foi flagrado nesta semana pela equipe do Bioparque Pantanal. Um dos maiores peixes de água doce do planeta, o pirarucu, que é um dos exemplares dos rios da Amazônia e mora no ponto turístico, foi filmado bocejando.
A cena dele abrindo o ‘bocão’ está chamando a atenção dos usuários da internet, que se impressionaram com a atitude. Peixes também possuem o hábito de bocejar, mostrando que estão relaxados e à vontade no ambiente.
Para os profissionais que cuidam do tanque, ver o ‘bocão’ do pirarucu aberto é algo comum e serve como mais um indicador de que o trabalho de bem-estar animal está sendo correto.
Curiosidade - Bocejar é um comportamento fisiológico e um reflexo que acontece em todas as fases da vida, desde antes do nascimento até a velhice. Todos os animais vertebrados bocejam, dos peixes até os humanos, incluindo pássaros, répteis e os demais mamíferos.
O bocejo faz entrar no organismo um volume extra de oxigênio e a distensão do bocejo obriga o sangue a correr mais depressa. Quando um peixe boceja, ele também se estica, estendendo as nadadeiras e coberturas das guelras. A finalidade do bocejo de um peixe é prepará-lo para a ação do dia, e é justamente quando eles geralmente mais bocejam.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.