ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  16    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Quer aprender a salvar animais? Curso de resgate de fauna está aberto

Programa vai habilitar biólogos, médicos-veterinários e voluntários na atuação direta de animais em tragédias

Por Gabriela Couto | 19/09/2023 17:39
Quer aprender a salvar animais? Curso de resgate de fauna está aberto
Capacitação permite biólogos, médicos veterinários e voluntários a resgatarem animais como onça-pintada em situação de desastre ambiental (Foto: IHP)

Estão abertas as inscrições para a Capacitação Técnica em Desastres. O programa tem como objetivo habilitar biólogos, médicos-veterinários e voluntários na atuação direta de resgate de fauna silvestre e assistencialismo de animais vítimas de desastres ambientais.

O treinamento será ministrado na modalidade de EAD (Ensino à Distância) e estará disponível para participantes de todo o território nacional. A inscrição e a conclusão das atividades ocorrerão por meio da plataforma do CRMV-MS, proporcionando comodidade de acordo com a disponibilidade de tempo e agenda dos interessados.

As aulas são gravadas e podem ser acessadas conforme a disponibilidade de tempo e agenda do aluno. O programa é composto por introduções dos parceiros envolvidos na iniciativa e 15 módulos de conteúdo.

Cada módulo é acompanhado de uma verificação de aprendizado. Os alunos têm até 90 dias para concluir o curso e aqueles com desempenho suficiente recebem certificado (digital) de conclusão ao final.

Pantanal, foco principal do treinamento, é um bioma que tem sofrido com secas severas e incêndios florestais. A Capacitação Técnica em Desastres é uma ferramenta crucial para a proteção não apenas da fauna silvestre, mas também desse ecossistema único.

Em 2020, o bioma pantaneiro enfrentou um dos piores desastres ambientais em mais de um século com incêndios devastadores. Por conta desse desastre, quase 17 milhões de animais morreram, conforme estudo publicado na revista Scientific Reports.

Por conta desse histórico tão recente, o presidente do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), Ângelo Rabelo, aponta a necessidade de ter profissionais preparados para crises. “Vimos uma tragédia sem precedentes no Pantanal, com uma perda terrível da fauna. Ter profissionais capacitados para atuar em momentos de desastre como o que presenciamos representa uma resposta mais eficaz para podermos lutar por vidas.”

Dentre os módulos da Capacitação Técnica em Desastres estão: Introdução a desastre, introdução ao resgate técnico de grandes animais, ética no trabalho em desastres, triagem a vítimas e níveis de atendimento emergencial, incêndio florestal – características do fogo, biossegurança no desastre, sobrevivência e salvamento em mata, SIG (Sistema de Informação Geográfica), organização padrão estratégica, técnicas e ferramentas de monitoramento, aporte nutricional básico, técnicas de contenção de animais de companhia, técnicas de contenção de animais silvestres, legislações e licenças ambientais e cobertura jornalística.

“Estamos comprometidos em ampliar a capacidade de resposta a desastres, fortalecendo a rede de especialistas e voluntários preparados para enfrentar os desafios de proteção à fauna e ao meio ambiente. Neste momento crítico, com eventos extremos e as queimadas no Norte e Centro-Oeste, nossa iniciativa ganha uma relevância ainda maior”, acrescentou Renata Nitta, head de Campanhas da Proteção Animal Mundial.

O programa é feito por meio de parceria da Proteção Animal Mundial, do IHP, da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e do CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso do Sul).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias