Reforço contra fogo chega hoje e Estado ainda tenta mais aeronaves
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) diz que além da ajuda federal que chega hoje, também torce para a chuva ajudar a região
O reforço com 34 bombeiros do Distrito Federal, especialistas em incêndios florestais, chega hoje à noite a Mato Grosso do Sul e um avião com capacidade de 3.100 mil litros de água deve começar a atuar amanhã no Estado.
Agora, o Estado tenta mais uma aeronave junto ao Governo Federal. De acordo com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto sinalizou que vai disponibilizar mais aeronaves para Mato Grosso do Sul.
As equipes de brigadistas saíram no início do dia de Brasília é devem chegar em Campo Grande por volta das 22h. Na sexta-feira (20), as equipes terrestres devem começar o trabalho em Corumbá e Aquidauana. Já o avião sairá de Brasília e desembarcará na Fazenda Caiman amanhã.
A aeronave destacada para o Estado é um Air Tractor, modelo AT-802F, fabricado nos Estados Unidos e que tem autonomia de quatro horas de trabalho. O avião pertence ao 2º Esquadrão de Aviação Operacional do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
Reinaldo falou sobre o assunto na manhã desta quinta-feira (19), durante a segunda edição do Programa Governo Presente, em Rio Verde de Mato Grosso, cidade 207 quilômetros de Campo Grande. “A parceria com Distrito Federal é fundamenta para o combate aos incêndios na região do Pantanal”.
Além do apoio vindo do Distrito Federal, Azambuja lembrou que hoje começou a chover na região sul do Estado e está torcendo para que a água chegue na região com maior índice de focos de fogo. “E assim melhora e umidade e qualidade do ar e nos ajuda nos incêndios”, disse o governador.
Ontem, segundo dados do Inmp (Instituto Nacional de Meteorologia) eram 34 focos de incêndios no Estado. O recorde do ano chegou a 678 em único dia, em 10 de setembro.