Sul de MS tem outra manhã de chuva, mas longe do esperado para agosto
Em Dourados, chuva entre ontem e hoje chega a 6 mm; o esperado para o mês são 48 mm
A manhã desta sexta-feira (27) é de chuva na região sul de Mato Grosso do Sul. Chove desde a madrugada nas regiões de Ponta Porã, Amambai e Dourados. A temperatura continua baixa, com 13 graus na fronteira com o Paraguai.
Em Dourados, a 233 km de Campo Grande, a precipitação de hoje já chegou a 3,3 milímetros, segundo o Guia Clima, serviço da Embrapa Agropecuária Oeste.
Com a chuva de ontem (2,5 mm), o volume acumulado nos dois dias se aproxima de 6 milímetros. Cada mm de chuva corresponde a 1 litro de água por metro quadrado.
Apesar de a chuva desta semana ter encerrado o período de umidade relativa do ar comparada ao deserto e a estiagem de quase 80 dias na região de Dourados, a precipitação está longe do esperado para o mês. Segundo a Embrapa, a chuva média de agosto é de 48 milímetros.
Hoje, também chove em Rio Brilhante (a 163 km de Campo Grande) e Ivinhema (a 282 km da Capital), outras duas cidades onde a Embrapa mantém estações agrometeorológicas. São quase 3 milímetros, em Rio Brilhante e 3,5 mm, em Ivinhema.
Embora ainda distante do necessário para recuperar a umidade do solo e aumentar o nível dos rios e córregos, a chuva desta semana ajuda a controlar os focos de incêndio em toda a região sul e fronteira.
No Paraguai, só com a ajuda da chuva de ontem, os bombeiros voluntários conseguiram extinguir as chamas que, há uma semana, consumiam o Parque Nacional Cerro Corá, a 38 km de Ponta Porã.