Vinte cidades de MS estão sob alerta de chuvas intensas e ventos fortes
O aviso amarelo (risco moderado) foi emitido às 9h10 de hoje e termina amanhã, no memo horário
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou 20 cidades de Mato Grosso do Sul sob alerta de chuvas intensas com 50 mm (milímetros) de precipitação por dia e ventos fortes (com rajadas de 40 a 60 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O aviso amarelo (risco moderado) foi emitido às 9h10 de hoje e termina somente amanhã.
As cidades que devem ficar em alerta são: Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três lagoas.
Para o fim de semana - Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o clima típico de verão deve predominar em grande parte do Estado no fim de semana. A atuação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), associada à disponibilidade de umidade e ao aquecimento diurno, pode provocar pancadas de chuvas e tempestades isoladas principalmente no extremo norte das regiões centro-norte (Campo Grande, Sonora), pantaneira (Porto Murtinho, Corumbá) e leste (Paranaíba, Três Lagoas).
Nas demais áreas, um sistema de alta pressão favorece o tempo quente e seco com sol aparecendo entre nuvens durante todo o dia. Segundo o Cemtec, os valores de umidade do ar vão ficar baixos, entre 30 a 50% durante a tarde, quando são registradas as maiores temperaturas. A principal recomendação é beber bastante líquido, para manter a hidratação do corpo.