ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  28    CAMPO GRANDE 25º

MiAuNews

Força-tarefa faz buscas por Sansão, o cão “mais procurado” da Capital

Policiais, amigos e voluntários tentam há mais de 2 horas achar em matagal pitbull que fugiu por medo de fogos

Por Anahi Zurutuza | 26/12/2024 14:34
Força-tarefa faz buscas por Sansão, o cão “mais procurado” da Capital
Imagem que mostra melhor a manchas pretas na pelagem branca de Sansão (Foto: Arquivo de família)

Em fuga desde a noite do dia 24 de dezembro, Sansão se tornou o cão mais procurado de Campo Grande nas últimas horas. Cão da raça pitbull, o “garotão” só tem tamanho e cara de bravo. Fugiu de casa, aliás, por um buraco cavado debaixo de um portão, por medo dos rojões e fogos de artifício estourados na véspera do Natal.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Sansão, um pitbull branco com manchas pretas, fugiu de casa em Campo Grande após se assustar com fogos de artifício na noite de Natal. Ex-mascote da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), onde foi resgatado de maus-tratos, Sansão foi adotado em abril de 2024. Sua tutora, Bruna Marques, está coordenando buscas intensas com a ajuda de policiais, voluntários e até um drone, após Sansão fugir para um matagal próximo ao Hospital São Julião. A recompensa para quem o encontrar é o reencontro com o amado cão.

Resgatado de uma situação de maus-tratos, Sansão fazia parte do time da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), mas há alguns meses havia ganhado novo lar. A atual tutora, Bruna Marques, relata que Sansão estava passando a noite na residência da mãe. “Ele estava na minha mãe, no Nova Lima. Não tinha ninguém em casa porque ela saiu para trabalhar e quando voltou para casa, ele já não estava”, explica.

As buscas, com direito à divulgação no MiauNews e pela internet, começaram ainda durante o dia 25, depois que Bruna procurou pelo bairro, não encontrou Sansão e resolveu pedir ajuda. Nesta quinta-feira (26), os policiais civis, Dora Rodrigues e Rubens Borges, ex-integrantes da Decat que trabalharam no resgate do pitbull em 2020, foram para a região procurá-lo.

Quando estava próximo ao Hospital São Julião, os investigadores viram Sansão, chamaram, tentaram correr atrás dele, mas muito assustado, Sansão correu para um matagal. Com a divulgação, mais voluntários se juntaram à força-tarefa, integrantes das forças de segurança, veterinária e populares. Até um drone foi levantado numa tentativa de conseguir achar Sansão no esconderijo.

Agora, há mais de duas horas, as buscas acontecem na área de mata. “Desde o primeiro momento que nós resgatamos o Sansão, a gente criou amor por ele. Aí hoje, na verdade, ontem à noite, quando eu fiquei sabendo que ele estava desaparecido, já comecei as buscas. Eu e o Rubens começamos a procurar e hoje chegamos aqui no local. A gente tinha uma informação que ele estava aqui e quando chegamos, o vimos. Só que ele fugiu, está bastante assustado. Aí depois entramos na mata. Ele deve estar com fome, com sede e agora começa a chover, então é bastante preocupante”, explica Dora.

Força-tarefa faz buscas por Sansão, o cão “mais procurado” da Capital
Voluntários durante as buscas na tarde desta quinta-feira (Foto: Direto das Ruas)

Estrela da Decat - Em 2022, o Sansão foi matéria no Campo Grande News, pela editoria do Lado B. O pitbull era a estrela da Decat, mascote dos policiais que trabalhavam na delegacia. Ele foi resgatado em situação de maus-tratos em outubro de 2020 e adotado pela equipe naquele mesmo ano.

A partir do momento do resgate, Sansão ficou sob os cuidados da delegacia que recebeu o direito de seguir com adoção. Conforme o investigador, Rodrigo Roque, o dono prestou depoimento e tentou obter a guarda no animal. “Foi feito inquérito, ele (o autor) tentou reaver e não conseguiu. Nisso o juiz deu autorização e trouxemos ele para ser o mascote da Decat”, afirmou em entrevista na época.

Em abril de 2024, Bruna adotou o cachorro, seguindo todos os protocolos impostos pela Polícia Civil para tal. A ideia de levar Sansão para a casa da mãe foi para que ele tivesse companhia, já que outra pitbull, amiga de Sansão, também passaria a noite difícil para a “vida de cão” no local. A cadela não aproveitou o buraco cavado pelo cachorro para escapar.

Sansão tem quatro anos e é um pitbull com a pelagem branca, com algumas manchas pretas no corpo. Quem tiver informações sobre o Sansão ou estiver com ele, o contato da tutora é (67) 9.9216-2828.

Nesta terça-feira (25), a reportagem do Campo Grande News ajudou no reencontro dos cachorros Nick e Bill com o tutor Fábio Sakai, de 43 anos. Os dois cachorros também fugiram na noite do dia 24 após a queima de fogos na região da Avenida Júlio de Castilho.

Ilegal – A população de Campo Grande deve estar atenta à legislação vigente. Desde 2021, a Lei Complementar nº 406 proibiu a queima de fogos com efeitos sonoros na cidade. Quem descumprir a norma está sujeito a multa no valor de R$ 1 mil.

Nos siga no Google Notícias