ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 29º

MiAuNews

Mutirão contra raiva vai aos bairros da região Bandeira nesta sexta

Morcego com o vírus foi encontrado no residencial Dahma, o que motivou a ação

Por Gustavo Bonotto | 19/12/2024 22:12
Mutirão contra raiva vai aos bairros da região Bandeira nesta sexta
Cachorro recebendo vacina antirrábica aplicada pelo CCZ. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e com o apoio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), vai fazer ação de bloqueio contra o vírus da raiva nos bairros que correspondem a região urbana do Bandeira nesta sexta-feira (20). A iniciativa inclui a vacinação de cães e gatos e ações de conscientização com os moradores. A medida foi tomada após a confirmação de mais um caso de morcego com raiva na cidade, o sexto de 2024.

O caso em específico foi identificado em um morcego encontrado dentro de uma residência no condomínio Damha, no último dia 15 de dezembro. Após a coleta do animal pelo CCZ, exames laboratoriais confirmaram a presença do vírus da raiva. A partir dessa confirmação, a prefeitura iniciou o bloqueio, que inclui a vacinação dos animais e orientações sobre como evitar o contato com morcegos, responsáveis pela transmissão do vírus.

Na nota enviada à imprensa, a Sesau alerta que, ao encontrar um morcego, é importante não o tocar, seja ele vivo ou morto, e evitar o contato de crianças ou animais de estimação com o animal. Caso um morcego seja encontrado dentro de casa ou em áreas externas, é recomendável isolar o animal com um recipiente e acionar imediatamente o CCZ para o recolhimento.

Até o momento, o CCZ já recolheu 541 morcegos em 2024, sendo seis diagnosticados com raiva.

Em caso de mordida, arranhão ou contato com a saliva de um morcego, a pessoa deve lavar o ferimento com água e sabão e procurar uma unidade de saúde para seguir o protocolo de vacinação antirrábica. Além disso, se um animal de estimação tiver contato com um morcego, deve ser levado ao CCZ para avaliação.

Conforme já noticiado, a raiva é uma doença viral grave e quase sempre fatal, transmitida pela saliva de animais infectados, como morcegos, por meio de mordidas, arranhões ou contato com mucosas. Todos os mamíferos podem ser transmissores do vírus. Por isso, é fundamental manter a vacinação anual de cães e gatos, mesmo aqueles que vivem dentro de casa.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias