Adriane apresenta propostas e quer dar continuidade às ações de sua gestão
Plano de governo do PP é dividido em sete eixos
A prefeita de Campo Grande e candidata à reeleição, Adriane Lopes (PP), aposta na continuidade dos projetos iniciados em sua gestão para conquistar o voto dos campo-grandenses. No seu plano de governo entregue à Justiça Eleitoral, ela afirma que as ações para “melhorar a qualidade de vida da população” já estão sendo executadas desde abril de 2022.
Ao se apresentar para o eleitor, Adriane relembra sua trajetória, cita a época em que vendeu sorvete de porta em porta para pagar as mensalidades da universidade e reforça o seu posicionamento “conservador”.
O plano de governo ainda apresenta o perfil da candidata a vice-prefeita, Camilla Nascimento de Oliveira (Avante), que assumiu o lugar do deputado Luiz Ovando (PP) impedido de concorrer por descumprir regras eleitorais.
No documento de 58 páginas, Adriane faz questão de traçar um raio-X da Capital e mostrar que conhece a cidade trazendo o perfil das sete regiões e dos dois distritos, Anhanduí e Rochedinho. Em 18 páginas, ela apresenta dados desde o número de domicílios e área de extensão até a população e densidade demográfica de cada região, todos ilustrados por mapas do município.
Propostas - O plano de governo do PP é dividido em sete eixos, sendo eles: “Desenvolvimento Sustentável, Empreendedorismo, Inovação, Emprego e Renda”; “Educação e Qualidade do Ensino Público”, “Cuidado com a Saúde”; “Infraestrutura, Logística, Mobilidade e Planejamento Urbano”; “Cidadania, Proteção Social e Habitação”; “Cultura, Esporte, Lazer e Bem-estar Animal” e “Eficiência da Máquina Pública, Governança e Gestão”.
A maioria das propostas consiste em "consolidar", "fortalecer", "ampliar", "continuar" e "melhorar" o que já existe. Na Educação, por exemplo, Adriane afirma que já criou 4.200 novas vagas para as creches, que cobriram "boa parte da demanda reprimida". Para a próxima gestão ela promete ampliar as salas de aula nas unidades com maior demanda e reordenar as vagas da educação infantil.
Adriane também promete “continuar garantindo alimentação escolar de qualidade, balanceada e nutritiva para todos os alunos da rede”, “implementar programas de educação alimentar para alunos e suas famílias” e assumiu o “compromisso é potencializar a compra de alimentos da merenda escolar com micro e pequenos produtores de Campo Grande, fomentando a economia local e desenvolvendo o empreendedorismo”. Além de continuar a manutenção das estruturas físicas das escolas que já foram reformadas.
A prefeita ainda traz no seu plano de governo impasses da gestão como o Terminal Intermodal de Cargas e Porto Seco de Campo Grande. A proposta é trabalhar, em conjunto com o Governo de Estado e o Governo Federal, para reativar a operação da malha ferroviária que atravessa Campo Grande.
O que será feito no local foi motivo de disputa com a Câmara Municipal de Campo Grande. Os vereadores queriam transformar o ponto em um espaço próprio para os fãs de som automotivo. O texto foi vetado pela Prefeitura e o veto mantido pelos vereadores.
Adriane também promete rever a legislação do PRODES (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande). A gestão prometeu enviar o novo texto em agosto, mas de acordo com o próprio plano de governo as mudanças devem ficar para a próxima gestão.
Outro tema recorrente no plano do PP é a Rota Bioceânica. Entre as propostas ligadas ao corredor rodoviário que irá ligar os Oceanos Atlantico e Pacifico através do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, é a criação da “Escola da Rota Bioceânica”, um centro de formação, que ofereça consultoria e identifique oportunidades de negócios.
No documento, Adriane promete asfaltar e recuperar a mais de 60 km de vias nos corredores e linhas de transporte público em todas as regiões e iniciar a implantação de veículos coletivos com combustíveis limpos a partir de ônibus elétricos e movidos a gás natural, mas não ataca o contrato firmado com a concessionária do transporte público da Capital.
Entre as novidades apresentadas estão a criação de um “Centro Médico de Cuidado com o Idoso”, que ficará próximo à Vila dos Idosos, o objetivo, segundo a proposta, é oferecer atendimento médico especializado e multidisciplinar, incluindo geriatria, fisioterapia, psicologia e nutrição, focado na prevenção e tratamento de doenças crônicas.
Outra novidade é a ideia de transformar o Autódromo Internacional de Campo Grande em um complexo multifuncional de eventos, mantendo a estrutura existente e criar um novo complexo multifuncional adjacente, incluindo um centro de eventos para feiras, exposições, shows e eventos corporativos e esportivos.
A prefeita ainda quer implementar um programa de incentivos fiscais de IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) para comerciantes instalados na área central e para os proprietários que reformarem seus imóveis e os requalificarem para usos mistos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.