ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 25º

Política

Corpo de Celina Jallad é sepultado no Parque das Primaveras

Fabiano Arruda e Ítalo Milhomem | 01/03/2011 11:36

Cerca de 200 pessoas prestigiaram o enterro

 Corpo de Celina Jallad é sepultado no Parque das Primaveras
Emoção marca seputalmento de Celina no Parque das Primaveras. (Foto: João Garrigó)

O corpo da ex-deputada estadual e conselheira do TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado), Celina Jallad, foi sepultado no cemitério Parque das Primaveras, em Campo Grande.

Cerca de 200 pessoas acompanharam o enterro. Desde a chegada do corpo ao cemitério, o ex-governador Wilson Barbosa Martins, de 93 anos, permaneceu, sentado, ao lado do corpo da filha.

O governador André Puccinelli (PMDB) estava no local, bem como outros colegas políticos de Celina, como os deputados estaduais Marcio Fernandes (PTdoB) e Júnior Mochi (PMDB), que tiveram a companhia de Jallad na legislatura passada.

Diversas homenagens marcaram o enterro. Familiares de Abdalla Jallad, marido de Celina, agradeceram o tempo de convivência com a ex-deputada estadual.

Um das amigas cantou trecho de um jingle campanha de Celina, que tinha frases “Celina sempre, Celina de novo”.

O corpo da ex-conselheira do TCE chegou ao cemitério, após o velório que começou às 19h30 de ontem no saguão da Assembleia Legislativa. Por lá, diversos políticos também compareceram para deixar as condolências aos familiares da ex-deputada.

Na saída do corpo hoje pela manhã, o coral de servidores da Casa cantou a música “Sonhos Guaranis”, numa última homenagem.

O deputado estadual Jerson Domingos (PMDB), muito emocionado, ajudou a carregar o caixão, junto com os dragões da Polícia Militar, para o carro que levou o corpo para o cemitério. O presidente da Assembleia afirmou que considerava Celina como “uma irmã”.

A saída do corpo na Casa de Leis teve forte aplauso. O velório recebeu mais de 2 mil pessoas, segundo informações do cerimonial da Assembleia Legislativa.

Pela manhã, o arcebispo Dom Vitório Pavanello orou com o público. Cerca de 170 arranjos de flores enfeitam toda a Assembleia.

Biografia - Celina Jallad faleceu na madrugada de ontem, aos 64 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internada devido a aneurisma da aorta dissecante.

Ela foi submetida a cirurgia, que terminou à meia-noite. A ex-deputada faleceu às 5 horas.

 Corpo de Celina Jallad é sepultado no Parque das Primaveras
Deputados ajudam na saída do corpo da Assembleia. (Foto: João Garrigó)

Celina era professora e empresária, filha do ex-governador Wilson Barbosa Martins e Nelly Martins. Ela era casada com o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Abdalla Jallad, há 43 anos. Celina lutava contra o câncer de mama desde 2009.

Celina desbravou a importância feminina na política de Mato Grosso do Sul. Ela foi a primeira mulher a presidir o diretório municipal do PMDB, apontado como um dos partidos mais tradicionais no Estado.

Em 1995, com 20,5 mil votos, Celina se elegia pela primeira vez deputada estadual e, além disso, era a primeira parlamentar do Estado e a única mulher entre os deputados naquela eleição.

No mesmo ano, outra conquista marcante. Foi a primeira mulher a presidir a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), a comissão mais importante da Assembleia Legislativa.

Em 1997, foi eleita vice-presidente da Casa, primeira mulher a ocupar tal cargo.

Antes de enumerar estes feitos, a vida pública de Jallad começou ainda na gestão do pai. Entre 1983 a 1986, foi diretora executiva do PRONAV, na gestão Wilson.

Entre 1987 e 1989, ocupou a secretaria de Ação Comunitária, na época, nomeada pelo governador Marcelo Miranda.

Foi secretária municipal de Bem-Estar, entre 1990 a 1993, durante a administração de Juvêncio César da Fonseca.

Após presidir o diretório peemedebista, ser eleita deputada estadual e presidir a CCJR, criou, em 1996, a Fundação da Mulher sul-mato-grossense. Em 1998, passou a ser vice-presidente do diretório estadual do PMDB, função que foi prorrogada até 2001.

Foi reeleita deputada estadual, com 23,6 mil votos, mandato cumprido entre 1999 a 2002. Nesse período, só no ano de 2001, foi eleita líder da bancada do PMDB, nomeada presidente da Comissão Provisória do PMDB-Mulher de MS e, por meio da resolução001/2001, fundou o Fórum Permanente da Mulher de MS.

Na eleição de 2002, Celina chegava ao terceiro mandato consecutivo como deputada estadual, reeleita com 15,2 mil votos, mandato cumprido de 2003 a 2006.

Em 2003, foi a 3ª vice-presidente da Mesa Diretora, tomou posse como presidente do PMDB-Mulher Estadual, passou a fazer parte do Conselho Fiscal da UNALE (União Nacional dos Legislativos), participou da criação do “Comitê Suprapartidário de Mulheres de MS”, em que, no ano de 2005, assumiria a presidência.

Em 2006, foi eleita 3ª vice-presidente da UNALE. No mesmo ano, disputou sua quarta eleição para deputada estadual e obteve 19,7 mil votos, ficando na primeira suplência.

No ano seguinte, tomou posse na Assembleia Legislativa para seu quarto mandato. Ainda em 2007, foi indicada como tesoureira da Executiva Estadual do PMDB e também como 1ª representante do Estado na UNALE, além de ocupar o cargo de vice-presidente do PMDB-Mulher Nacional.

Entre 2009 e 2010, ocupou o cargo efetivo de deputada estadual em função da eleição de Ari Artuzi à prefeitura de Dourados.

Em 30 de novembro do ano passado, foi empossada como primeira conselheira do TCE/MS.

Nos siga no Google Notícias